Franzé solicita ao IBGE correção de mapa com erro em território de litígio
Conforme o parlamentar, diante do litígio a área não é do Piauí e nem do Ceará, por isso a necessidade de fazer a alteração para não levar ao equívoco.
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Franzé Silva (PT), solicitou que o presidente nacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Márcio Pochmann, faça a correção de atlas que apresenta mapa atribuindo a área de litígio territorial de cerca de 2.889 quilômetros quadrados entre Ceará e Piauí ao Estado do Ceará. O requerimento foi lido durante sessão plenária.
Conforme o parlamentar, diante do litígio a área não é do Piauí e nem do Ceará, por isso a necessidade de fazer a alteração para não levar ao equívoco.
“Não pertence nem ao Piauí, nem ao Ceará. Além disso, nós, do Piauí, entramos com ação, que está no Supremo Tribunal Federal, em que defendemos a tese de que essas terras pertencem ao Piauí. Portanto, queremos que esse mapa seja imediatamente corrigido, inclusive, porque ele irá parar nos bancos escolares”, afirmou.
A Alepi, através da Comissão de Estudos Territoriais (Cete), está fazendo o acompanhamento do litígio envolvendo sete municípios da parte piauiense e treze do lado cearense. Uma perícia na área já foi realizada pelo Exército, os parlamentares aguardam a manifestação do STF acerca do caso.
Além disso, o presidente da Casa Legislativa pediu ao líder da bancada piauiense, deputado federal Flávio Nogueira (PT), que impulsione as discussões sobre a pauta.
-
Lourdes Melo nega qualquer conexão com candidato Fábio Novo
A professora também ressaltou a distância com Sílvio Mendes, que seria de “extrema-direita”. -
Mais de 2,6 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo no Piauí
A Justiça Eleitoral informou que esta será a maior eleição já realizada, tendo em vista o aumento de 9,8% no número de votantes, em relação a 2020. -
Ravenna Castro declara apoio à reeleição de Paulo Lopes em Teresina
O anúncio de apoio ao candidato a vereador foi feito nessa sexta-feira (04). -
"Sou grato porque os teresinenses vestiram essa camisa", diz Sílvio Mendes
O candidato a prefeito da Capital agradeceu o apoio recebido e se mostrou confiante. -
Estou otimista que Fábio Novo será eleito no 1º turno, diz Dudu
O vereador avaliou positivamente a receptividade da campanha majoritária e proporcional.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir