Piauí tem sido referência na redução das desigualdades, diz Rafael Fonteles
O governador apontou durante o G20 Social programas e políticas que impulsionaram indicadores positivos no estado.
Teresina está abrindo a série de reuniões técnicas do grupo G20 no Nordeste para debater sobre o combate à fome, pobreza e a promoção do desenvolvimento social. Em coletiva à imprensa durante o G20Social nesta segunda-feira (20), o governador Rafael Fonteles destacou as principais iniciativas do Piauí que podem contribuir nas discussões para reduzir as desigualdades sociais.
Fonteles enfatizou tanto programas de alcance nacional, como o Bolsa Família e políticas de aumento do salário mínimo, quanto ações específicas implementadas no território piauiense, como o fomento à agricultura familiar.
“O Piauí tem sido uma referência na redução das desigualdades, no enfrentamento da fome e pobreza. Eu destaco o programa Bolsa Família, transferência de renda, a política de aumento do salário mínimo. Essas políticas são nacionais, aqui no Piauí, destaco uma série de iniciativas que envolvem a produção de alimentos, especialmente na agricultura familiar”, afirmou.
Segundo o governador, um terço da população piauiense vive nos campos, por isso a necessidade de políticas públicas que visam fomentar sua produção e garantir o acesso à tecnologia, além do incentivo ao cooperativismo.
“No Piauí, 33% da população vive no campo, então aqui é um olhar especial para a agricultura familiar, as famílias que vivem no campo, que são normalmente as que estão em maior vulnerabilidade social. Esse olhar para fomentar a agricultura familiar, feito nos últimos 20 anos, que envolve acesso à tecnologia, apoio a comercialização, compras governamentais, incentivo ao cooperativismo, tudo isso foi fundamental para o Piauí colher indicadores melhores do que o Nordeste, do que o do Brasil, ao longo dos últimos 20 anos”, explicou.
Outro aspecto ressaltado por Rafael Fonteles foi a abordagem descentralizada adotada pelo estado, que permite um olhar mais atento às necessidades específicas de cada região.
“Um outro ponto importantíssimo é o olhar de forma descentralizada dos 12 territórios, por 224 municípios. No momento em que você pensa em cada município individualmente, tendo que colocar os serviços públicos essenciais para o bom funcionamento da sociedade, você termina contribuindo para melhorar a qualidade de vida e reduzir as desigualdades regionais. Seriam os pontos que eu gostaria de destacar”, destaca.
Com informações de Guilherme Freire
PRD terá uma boa relação com Sílvio Mendes, diz Bruno Vilarinho
Vilarinho afirmou que a relação com Sílvio Mendes (União Brasil) é tranquila e a busca por melhorias para a cidade supera questões políticas.Nosso foco é garantir transparência na Alepi, diz Franzé sobre exonerações
Segundo o deputado, a mudança faz parte de uma medida que visa reorganizar o quadro de pessoal e garantir a modernização da gestão.Estou à disposição para eleição da presidência na Câmara de Teresina, diz Enzo Samuel
O presidente da Casa Legislativa falou sobre a Lei de Diretrizes Orçamentária e a eleição para o novo biênio na Câmara.Não seremos inimigos de Teresina e vamos dialogar com Sílvio Mendes, diz Draga Alana
O empresário foi o vereador eleito com mais votos na Capital e também comentou sobre a votação expressiva.Crescimento de Fábio Novo é animador para futuras disputas, diz Deolindo
O vereador falou sobre o crescimento significativo do deputado Fábio Novo durante a disputa pela Prefeitura de Teresina.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir