Candidaturas da base devem ser concentradas em dois partidos, defende Francisco Costa
Para o parlamentar, lançar diversas chapas proporcionais pode representar um risco ao crescimento da base nas eleições de 2026, devido a divisão dos votos.
Nesta segunda-feira (24), o deputado federal Francisco Costa (PT) defendeu a estratégia de concentrar as candidaturas da base governista em dois partidos. Com menos chapas, o grupo político busca garantir mais vagas na Assembleia Legislativa do Piauí e na Câmara Federal.
Para o parlamentar, lançar diversas chapas proporcionais pode representar um risco ao crescimento da base nas eleições de 2026. Francisco Costa explicou que a divisão de votos entre muitos candidatos pode prejudicar aqueles que têm chances reais de vencer.

“A minha defesa é que possamos concentrar as candidaturas em dois partidos. O risco de colocar mais uma chapa é muito grande para quem possa realmente estar concorrendo, tivemos o exemplo do Solidariedade que lançou uma chapa na última eleição e não conseguiu atingir, praticamente foram votos perdidos”, afirmou.
O deputado enfatizou ser necessário pensar em formas de assegurar uma bancada mais robusta e destacou que os partidos têm até abril para chegar em um consenso.
“Nossa tese é que possamos concentrar as candidaturas em dois partidos, assim a base governo estadual e federal conseguiria ter uma bancada mais robusta, mas isso é um diálogo que precisa ser construído, respeitando naturalmente o desejo dos outros partidos de montarem suas estratégias para se fortalecerem. Mas, nós temos esse entendimento de que se concentrarmos, é melhor para a base do governador, temos até o início de abril para as definições”, explicou.
Francisco Costa
Rafael Fonteles
Ministério Público pede suspensão de eventos em cinco municípios do Piauí
A medida tem como objetivo conter gastos em razão da situação de emergência decretada pelo governador Rafael Fonteles devido à seca.Secretária de Educação de União não atende requisições e entra na mira do MP
O promotor de justiça Rafael Maia Nogueira instaurou procedimento preparatório em face da secretária Francisca Castro.Tribunal de Contas suspende licitação da Prefeitura de Murici dos Portelas
A decisão foi emitida no dia 11 desse mês. A decisão foi acolhida pela conselheira Flora Izabel.TCE manda prefeito de Inhuma suspender pagamentos a empresa após dano de R$ 4 milhões
A assessoria jurídica do prefeito informou que a administração fez o distrato do objeto e acatou as recomendações oriundas quanto a referida decisão do Tribunal de Contas.Advogado denuncia prefeita Nelda de Domingos Mourão ao TCE por nepotismo
A petição foi protocolada no dia 27 de fevereiro e está a cargo do conselheiro Kleber Eulálio.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir