Moro autoriza uso da Força Nacional no combate ao coronavírus
A utilização de parte do efetivo da Força Nacional no apoio às ações de combate foi requisitada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
Nessa segunda-feira, 30 de março, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou o uso das equipes da Força Nacional de Segurança Pública nas ações de prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus em todo o país. A utilização de parte do efetivo da tropa no apoio às ações de combate foi requisitada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
A Portaria nº 151 estabelece que a Força Nacional poderá ajudar os profissionais da área de saúde para que possam atender, com segurança, as pessoas com suspeita de estarem infectadas pela covid-19. Os agentes também poderão reforçar, nos estados e no Distrito Federal, as medidas policiais de segurança, que garantam o funcionamento dos centros de saúde (hospitais, UPAs etc), a distribuição e o armazenamento de insumos médicos e farmacêucos e de gêneros alimentícios e de produtos de higiene.
"Em caráter episódico", a Força Nacional também poderá ser utilizada para auxiliar no controle sanitário em portos, aeroportos, rodovias e centros urbanos; para evitar saques e vandalismos e protegendo os locais onde estejam sendo realizados testes rápidos para a detecção da doença, bem como na aplicação das medidas coercivas previstas em lei.
As ações deverão ser sempre planejadas juntamente com o Ministério da Saúde e coordenadas com as autoridades responsáveis dos governos estaduais e do Distrito Federal. Caberá à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, definir o total de agentes a ser empregado nessas ações.
Inicialmente, a medida vai vigorar por 60 dias - ou seja, até o dia 28 de maio - mas poderá ser prorrogada, de acordo com a necessidade. Durante esse prazo, os agentes que estejam atuando em outras missões de apoio aos estados e ao Distrito Federal poderão ser realocados.
Com informações da Agência Brasil.
Sérgio Moro
Ministério da Justiça e Segurança Pública
Luiz Henrique Mandetta
Ministério da Saúde
Coronavírus
-
Teresina inicia aplicação da dose de reforço para adolescentes na segunda
Segundo a Prefeitura de Teresina, a dose de reforço deve ser aplicada quatro meses após a segunda dose, preferencialmente com as vacinas da Pfizer ou Coronavac. -
ARSETE e Vigilância Sanitária fazem fiscalizações em Teresina
De acordo com a Prefeitura de Teresina, nesta última terça-feira (24) as avaliações foram feitas nos poços isolados e a prestação do serviço. -
Covid: Sete pontos de vacinação estarão abertos neste sábado em Teresina
A vacina infantil será ofertada no Hospital Universitário da Capital onde receberá crianças de cinco a 11 anos de idade. -
-
Maternidade Dona Evangelina Rosa realizará Mamaço em Teresina
O programa de incentivo a doação de leite materno ocorrerá na próxima terça-feira (31), às 16h no Parque da Cidadania de Teresina. -
Sesapi faz alerta aos municípios sobre controle da dengue no Piauí
O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, ainda anunciou que o Estado receberá 4 mil litros do veneno Cielo, utilizado para matar o mosquito adulto, que chegará ate o final desta semana.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir