Viagora

Mais de 4.800 cirurgias de catarata já foram realizadas no Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que tem a meta de promover mais de 12 mil procedimentos até o final do ano.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou levantamento nesta quinta-feira (06), que aponta o resultado dos mutirões de catarata que já realizou 4.820 cirurgias até o momento. A pasta tem a meta de promover mais de 12 mil procedimentos até o final do ano.

Conforme o secretário da Sesapi, Neris Júnior, por meio do Projeto "Estratégia de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos - Oftalmologia, 2022", foi possível realizar 5.890 consultas de triagem com o objetivo de diagnosticar os pacientes que necessitavam realizar cirurgia.

Foto: Divulgação/ SesapiSesapi já atendeu mais de 4.800 pacientes com catarata em mutirões pelo Piauí.
Sesapi já atendeu mais de 4.800 pacientes com catarata em mutirões pelo Piauí.

“Nossa estratégia é atender toda demanda reprimida, que infelizmente ainda ficou da pandemia. Vamos operar mais de 12 mil pessoas, apenas de catarata, porém a perspectiva é de realizar mais de 20 mil cirurgias até o final de 2022, entre as de rotina e os mutirões, de diversas especialidades, que acontecerão na capital e no interior”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior.

Além disso, a pasta explica que consultas de triagem e cirurgias foram promovidas em cidades de Norte a Sul do Piauí. O município de Piripiri recebeu os primeiros mutirões, foram realizadas 1.101 consultas de triagem e outras 881 pessoas foram submetidas a cirurgias.

Já em Esperantina foram 518 pessoas atendidas na triagem e 414 operadas. Ainda na fase de triagem no município de Luzilândia, registrou-se 258 atendimentos e no processo operatório 206 foram contemplados. A cidade de Cocal também integra a lista com 195 pessoas beneficiadas no processo de triagem e 156 que fizeram a cirurgia de catarata

Conforme o levantamento, os mutirões de Catarata também contemplaram a população da Planície Litorânea, em Parnaíba foram realizadas 1.055 consultas de triagem, já as cirurgias foram realizadas em 844 pacientes.

“O mutirão é dividido em algumas etapas. Primeiro, acontece a consulta, em que serão triados os usuários que necessitam e estão aptos a realizar procedimentos cirúrgicos. Depois, a cirurgia é efetuada. Por fim, há o pós-operatório, que possibilita assistência às intercorrências para pacientes”, explica o secretário Neris Júnior.

De acordo com a pasta, na região do Vale do Guaribas os mutirões ocorreram na cidade de Picos, ao total foram 2.751 pessoas de 42 municípios atendidas na triagem, a Sesapi prevê que 2.200 pacientes sejam contemplados com a cirurgia para retirada da catarata.

Por fim, a Sesapi explicou que a cidade de Corrente iniciou na última terça-feira (04) o processo de consultas de triagem que visa beneficiar a população da Chapada das Mangabeiras. Foram 694 consultas, e de 06 a 09 de outubro 555 pacientes serão submetidos a cirurgias de catarata.

Sobre o projeto Mutirões da Catarata da Sesapi:

O secretário Neris Júnior garantiu que até o final de novembro deste ano o projeto, "Estratégia de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos - Oftalmologia, 2022", realizará mutirões de catarata por todo o Estado para assegurar que os pacientes diagnosticados com a doença sejam contemplados.

“Para este projeto o público prioritário é a população idosa acima de 60 anos. Preferencialmente, pacientes que já estejam inseridos em sistemas de regulação, principalmente aqueles com regulação para cirurgia de catarata. Para ter acesso aos procedimentos cirúrgicos os pacientes precisam procurar a Secretaria Municipal da Saúde de sua cidade, por onde são avaliados e encaminhados, se necessário, para a etapa de triagem onde são examinados para saber a necessidade ou não de cirurgia”, reforça Neris Júnior.

Facebook
Veja também