Viagora

Sesapi implanta 16 leitos de saúde mental em hospitais do interior

De acordo com a secretaria de saúde, oito leitos foram implantados no Hospital Regional Deolindo Couto, localizado em Oeiras e o restante no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos.

A Gerência de Atenção à Saúde Mental, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), realizou reuniões entre os dias 05 e 06 de outubro, para informar a implantação de 16 leitos de saúde mental em hospitais do interior do estado.

De acordo com a Sesapi, nas reuniões realizadas com gestores e técnicos dos territórios foram apresentados Protocolos e Fluxos de Atendimento dos Leitos de Saúde Mental. a gerente de Saúde Mental do Estado, Virgínia Pinheiro, informa que o órgão qualificou a equipe multiprofissional que estará à frente dos primeiros contatos com os pacientes. “Foi realizada qualificação para a equipe multiprofissional que se encontra à frente dos cuidados desses usuários e primamos pela avaliação permanente dos indicadores de qualidade e humanização da assistência prestada". Nosso próximo passo é buscar a implantação dos leitos do Hospital da Polícia Militar em Teresina”, disse.

Foto: Divulgação/ SesapiReunião de implantação de leitos de saúde mental.
Reunião de implantação de leitos de saúde mental.

Ainda de acordo com a secretaria de saúde, oito leitos foram implantados no Hospital Regional Deolindo Couto, localizado em Oeiras e o restante no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, localizado no município de Bom Jesus. A gerente de saúde mental, informa que leitos em hospitais gerais significa mais resolutividade das demandas de saúde nas regiões.

“A implantação de leitos de saúde mental nos hospitais gerais significa maior resolutividade nos territórios das demandas de saúde mental que necessitam de atenção hospitalar, redução de internações em hospital psiquiátrico, redução de estigmas, retaguarda para outros pontos de atenção e fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial dos territórios”, afirmou.

O secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior, afirma que o objetivo da implantação é levar mais cuidados para os piauienses. “Um dos pilares da gestão da governadora Regina Sousa é o reforço nas ações de saúde mental, no Piauí. A Sesapi já começou o trabalho de ampliação de leitos, para esta especialidade. Estes novos leitos são um avanço significativo para a Rede de Atenção Psicossocial dos territórios Vale do Canindé e Chapada das Mangabeiras. Nosso objetivo é levar mais cuidados para os piauienses”, comentou.

Facebook
Veja também