Viagora

Piauí registrou 692 novos casos de Hanseníase em 2022, diz Sesapi

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), 22 dos casos foram registrados em pessoas menores de 15 anos.

Nesta quarta-feira (18), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou dados que mostram que em 2022 o estado registrou 692 novos casos de Hanseníase.

De acordo com a Sesapi, 22 dos casos foram registrados em pessoas menores de 15 anos. A secretaria a doença ainda é identificada no Piauí, devido a isso, o mês de janeiro é dedicado ao combate à doença, com o objetivo de alertar a população sobre os sintomas da Hanseníase.

Ainda de acordo coma Sesapi, durante a campanha também busca-se mobilizar os profissionais de saúde em uma busca ativa para identificar diagnósticos precocemente e prevenção a sequelas. A supervisora de Hanseníase do órgão comenta sobre a importância do trabalho de conscientização a respeito da doença.

“Ter todo um trabalho de conscientização e fazer com que as pessoas procurem os serviços de saúde para identificar rapidamente a doença é essencial. Um tratamento precoce é o principal passo para evitar uma evolução negativa da doença. Ter casos da doença em menores de 15 anos também chama uma atenção para as pessoas observarem cada vez mais os sinais e sintomas para buscar o serviço de saúde em momento oportuno”, comentou.

A supervisora de Hanseníase da Sesapi informou que o diagnóstico rápido permite um tratamento mais efetivo. “O diagnóstico rápido nos permite um tratamento precoce que é mais efetivo na interrupção do ciclo de contaminação, ajudando assim a reduzir o número de possíveis novos casos no estado”, disse.

A Secretaria de Estado da Saúde informou também que nessa quinta-feira (19), ocorrerá atividades a partir das 9h no pátio da Sesapi, além disso também ocorrerá homenagens a figuras importantes que atuam no combate a doença.

Facebook
Veja também