Viagora

Encoleiramento de cães contra leishmaniose é intensificado no Piauí

De acordo com a Sesapi, as coleiras são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e encaminhadas para os locais que apresentam mais riscos de contaminação da doença

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), aplicou cerca de 19 mil coleiras com pesticidas em cães nas duas primeiras fases da campanha de prevenção da transmissão da leishmaniose visceral em Teresina. A colocação do equipamento também foi realizada em outros municípios piauienses.

De acordo com a Sesapi, a campanha está sendo desenvolvida através da Coordenadoria de Vigilância Ambiental. Também é informado que além de Teresina, as coleiras foram disponibilizadas para os municípios de Antônio Almeida, Barras, Bom Jesus, Morro Cabeça no Tempo, Pavussu, São Pedro do Piauí.

Foto: Divulgação/ SesapiSesapi intensifica ação de prevenção a leishmaniose visceral no Piauí
Sesapi intensifica ação de prevenção a leishmaniose visceral no Piauí

Ainda de acordo com a Sesapi, as coleiras são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e encaminhadas para os locais que apresentam mais riscos de contaminação da doença. A coordenadora da Vigilância Ambiental da Sesapi, Walterlene Carvalho, explicou que as coleiras evitam que os mosquitos transmissores da leishmaniose visceral cheguem ao animal.

“O objetivo dessa ação é evitar que o mosquito chegue até o animal, se infecte com a doença e transmita para as pessoas. É uma ação preventiva, para combatermos a leishmaniose, uma doença que pode levar à morte”, explicou.

Segundo a Sesapi, na capital, a ação de distribuição foi realizada nos bairros Angelim, na zona sul, e Santa Maria da Codipi, localizados na zona norte da cidade. Já na cidade de Barras, cerca de 200 animais foram atendidos na primeira fase da campanha, e o município aguarda um novo lote de coleiras para dar início ao segundo ciclo.

A coordenadora da Vigilância Ambiental da Sesapi, informou também que a secretaria está acompanhando as metas de encoleiramento nas cidades piauiense, além de também capacitar agentes para a realização da campanha.

“Além da distribuição das coleiras, a Sesapi acompanha os municípios quanto às suas metas de encoleiramento. Capacitamos o corpo técnico de cada município, supervisionamos e acompanhamos a efetividade de cada uma das ações”, informou.

Facebook
Veja também