Sesapi promoverá atividades alusivas ao Agosto Dourado nesta terça
De acordo com o Governo do Piauí, o evento será realizado no Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), a partir das 8h30.
Nesta terça-feira (01), a partir das 8h30, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza um evento em alusão a Semana Mundial de Amamentação. A iniciativa acontece através da Coordenação Estadual de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, e faz parte da campanha Agosto Dourado. O evento acontece no Centro Integrado de Reabilitação (CEIR).
De acordo com o Governo do Piauí, em 2023, a temática adotada para a campanha é "Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham". No evento, a técnica de saúde da criança e aleitamento materno do Ministério da Saúde, Priscila Olin, realizará a palestra de abertura da ação e tratará sobre o tema central da campanha.
Anda de acordo com o governo, também participará do evento, a pediatra Amariles Borba, que falará acerca do Reencantamento do Amamentar. Outra profissional que integrará a equipe de palestrantes é Dárcia Alencar, advogada da Comissão de Direito da Saúde da OAB/PI, explicando como a Lei pode ser uma ferramenta importante de apoio à amamentação.
Segundo o governo, as iniciativas serão realizadas ao longo de todo o mês de agosto, com visita às salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta, além de às maternidades amigas da criança na capital piauiense. Outras áreas também farão parte da programação da Secretaria de Estado da Saúde, como Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Maternidades do Satélite, Promorar, Wall Ferraz e maternidade Dr. Ursulino Veloso de Sousa Martins, no Buenos Aires, Hospital Tibério Nunes, em Floriano e Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba.
A superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, declara que a temática deste ano, por discutir um problema muito atual, apresenta enorme importância.“Manter os vínculos da amamentação e não ter impacto negativo no trabalho é o equilíbrio que toda mãe gostaria de conseguir. Vamos trazer muitas discussões sobre o assunto”, afirma Leila.
Por Rebeca Negreiros
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Saúde
Ministério da Saúde
Agosto Dourado
Centro Integrado de Reabilitação - Ceir
Teresina
-
Teresina Viva acontece neste sábado na UBS Chapadinha Sul
A iniciativa tem como objetivo aproximar os serviços de saúde da população, oferecendo atendimentos preventivos -
FMS reforça vacinação de crianças e adolescentes durante férias escolares em Teresina
A fundação orienta pais e responsáveis a atualizarem a caderneta de vacinação para prevenir doenças e evitar complicações de saúde -
UBSs de Teresina oferecem exame para detectar vírus ligado ao câncer de colo do útero
A FMS informou que mulheres nesta faixa etária devem procurar a UBS mais próxima de sua residência para avaliação de saúde, e caso seja indicado, realizar o exame de DNA-HPV. -
Hospital do Satélite irá realizar pequenas cirurgias ambulatoriais
De acordo com a prefeitura, O novo espaço é equipado com mesa cirúrgica, foco cirúrgico, bisturi elétrico e outros equipamentos essenciais -
FMS realiza 2ª edição do Teresina Viva com serviços de saúde aos moradores
A FMS informou que a primeira etapa será neste sábado (11), na UBS Parque Poti, na zona Sudeste.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir