Viagora

Anvisa autoriza kit para diagnóstico de febre maculosa

De acordo com a Anvisa o kit é o segundo autorizado no Brasil como essa finalidade e utiliza e técnica PCR, que permite a detecção do material genético de bactérias.

Nesta quarta-feira (5), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de um novo produto para identificação e diagnóstico da febre maculosa.

De acordo com a Anvisa o kit é o segundo autorizado no Brasil como essa finalidade e utiliza e técnica PCR, que permite a detecção do material genético de bactérias transmitidas pela picada do carrapato-estrela.

A agência determina que o teste deve ser realizado por profissionais da área da saúde com conhecimento especifico em biologia molecular.

A febre maculosa é transmitida pela picada do carrapato-estrela. E não passa diretamente de pessoa para pessoa. Os humanos costumam ser apenas hospedeiros acidentais do carrapato.

O Ministério da Saúde informa que os hospedeiros preferidos da bactéria da febre maculosa são os equídeos, como cavalos, mas pode também parasitar bovinos, animais domésticas e silvestres.

Os sintomas são: febre, dores de cabeça e muscular, mal-estar, náuseas, vômitos, manifestações hemorrágicas e manchas avermelhadas na pele.

Com informações Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

Anvisa

Ministério da Saúde

Facebook
Veja também