Sesapi reforça combate ao mosquito da dengue após aumento de casos no Piauí
Com apoio técnico e envio de insumos, a Secretaria Estadual de Saúde intensifica ações em municípios com maior incidência de dengue e outras arboviroses.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) anunciou que tem distribuído insumos aos municípios piauienses para o controle de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chicungunha e zika. A iniciativa tem o objetivo de reduzir o número de casos graves e óbitos provocados pelas arboviroses no Piauí.
De acordo com a Sesapi, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) também têm sido capacitados para realizar pesquisas em larvas em campo. Estão sendo repassadas orientações técnicas sobre como agir diante de situações de risco para epidemias e surtos, assim como a importância da notificação oportuna dos casos que são suspeitos.

A superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios do Sesapi, Leila Santos, enfatizou a importância da articulação com municípios para conter o avanço de doenças.
"É fundamental monitorarmos constantemente a situação epidemiológica e desenvolvermos ações em parceria com os municípios para evitarmos o aumento dos casos de dengue no estado", destaca Leila.
Além disso, a secretaria informou que o painel das Arboviroses tem sido atualizado semanalmente visando reunir dados epidemiológicos e ajudar no direcionamento das ações. A Sesapi também promove reuniões semanais, sempre às segundas-feiras, com representantes regionais da saúde e dos municípios, como objetivo de avaliar o cenário local e alinhar estratégias de combate.
Conforme o governo estadual, com o aumento de casos em municípios como Várzea Grande, Tanque do Piauí e Inhuma, a Sesapi enviou carros fumacê e tem orientado para uso de bombas costais motorizadas no bloqueio de focos do mosquito.
Por: Islanne Rocha
-
Campanha de vacinação nas escolas de Teresina é iniciada
O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, ressaltou a relevância da vacinação como forma de prevenção. -
Campanha de vacinação nas escolas começa nesta sexta em Teresina
A ação tem como objetivo identificar e reduzir grupos de não vacinados, além de desenvolver ações educativas sobre importância da vacinação. -
Esperantina inicia vacinação contra gripe durante todo o ano para grupos prioritários
As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários poderão se vacinar em qualquer época do ano, sem a necessidade de esperar campanhas específicas. -
Número de atendimentos no HUT teve aumento no feriadão em Teresina
Segundo dados apresentados pela prefeitura, o maior crescimento foi nas cirurgias -
Dia D da vacinação contra a gripe acontecerá no dia 17 de maio no Piauí
Imunizante previne até 70% dos casos graves e mortes; Estado recebeu mais de 568 mil doses
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir