Viagora

Covid-19: Crise reduz faturamento de 87% das pequenas empresas

Conforme o levantamento do Sebrae, os microempreendedores têm solicitado crédito em instituições financeiras para manter os negócios.

O presidente executivo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Mário Lacerda, disse que o fechamento total do comércio em razão da pandemia de coronavírus reduziu em 87% o faturamento das pequenas empresas do Piauí.

De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, após cerca de 26 dias de adesão do fechamento total do comércio no estado do Piauí 30% dos microempreendedores têm buscado crédito em instituições financeiras para conseguir manter os seus negócios em meio a crise de coronavírus que tem afetado o mundo todo.

  • Foto: Luis MarcosLojas de portas fechadas nesta sexta-feira (27).Lojas de portas fechadas na capital piauiense.

“Essa pesquisa mostra um panorama muito significativo do que a gente tem vivido. Aqui no estado do Piauí foram 74% das atividades interrompidas, no Piauí são 26 dias de adesão do fechamento do comércio e home office. A crise reduziu o faturamento de 87% das pequenas empresas, da totalidade dos empreendedores só 30% foi buscar financiamento em instituições financeiras, apesar que existem quase 70% respondendo que vão precisar de recurso em financiamento para conseguir cumprir suas obrigações. O empresário está buscando crédito para sobreviver em um momento que ele não tem faturamento”, disse Mário Lacerda, presidente executivo do Sebrae.

O gestor aponta ainda outras medidas recomendadas pelo Sebrae que podem ser adotadas pelas microempresas para contornar os prejuízos durante esse período, como redução da carga horária e salário dos trabalhadores, ao invés da demissão.

“A pesquisa nos mostra um desconhecimento ainda sobre as ajudas do governo para os microempreendedores, autônomos e trabalhador informal que podem solicitar o auxílio emergencial. Fora isso tem também as medidas de diminuição da carga de trabalho que podem ser adotadas pelos empreendedores que ainda funcionam de alguma forma, em home office ou entregas. O empregador também pode diminuir o salário do trabalhador nesse período, o auxílio do governo poderá suprir essa parte reduzida”, disse Mário Lacerda.

Mais conteúdo sobre:

Sebrae

Coronavírus

Facebook
Veja também