Viagora

Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos.

Diante do aumento dos casos de Covid-19 no Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do Comitê de Operações Emergenciais (COE), emitiu orientações nesta terça-feira (19), para que a população complete o esquema vacinal contra a doença e continuem adotando protocolos de etiqueta respiratória, como uso de álcool em gel e máscaras, quando necessário.

Conforme a Sesapi, uma reunião foi realizada para avaliar a situação da Covid-19 no estado, a partir disso foi traçado um panorama de estratégias, já conhecidas pelos piauienses, como o reforço da vacina.

Foto: Divulgação/ Getty ImagesMáscara de proteção.
Máscara de proteção.

“Nesta reunião analisamos os números das três últimas semanas, e nossa preocupação neste momento é com o reforço da vacinação. Chamamos as pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose para receber a bivalente, e as pessoas que são idosas e imunossuprimidas, que voltem para receber mais uma dose de reforço, pois a gravidade das pessoas está relacionada diretamente a idade e aos imunossuprimidos. Então procure os postos de saúde de seus municípios e se protejam”, alerta o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz.

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos dos clientes.

O uso de máscara foi recomendado pelo COE para idosos, imunossuprimidas e gestantes, conforme a diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Chaves. Prevalecem as medidas sanitárias do decreto publicado no início do ano.

“É importante para toda população resgatar a higiene das mãos, o uso do álcool gel e temos um decreto vigente, de janeiro de 2023, que cita o uso de máscaras em ambientes abertos e semiabertos ou fechados, que deve ser optativo, porém, para imunossuprimidos, idosos e gestantes este uso é obrigatório. Então pedimos nossa população que siga essas orientações e tomem todas as doses de vacinas necessárias para a proteção”, pontua a diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Chaves.

Além disso, a Sesapi garantiu que uma nova avaliação dos casos no Piauí será realizada na próxima semana pelo Comitê de Operações Emergenciais.

Facebook
Veja também