Viagora

Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de Flurona no Piauí

De acordo com a Sesapi, o caso foi registrado pelo Laboratório Central do Estado na manhã desta quinta-feira (27).

Na manhã desta quinta-feira (27), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) anunciou o primeiro caso de Flurona, infecção simultânea causada pelos vírus influenza e coronavírus, no Piauí.

De acordo com a Sesapi, o Laboratório Central do Estado (Lacen-PI) confirmou o primeiro caso em uma idosa de 84 anos, moradora da cidade de Parnaíba.

Foto: DivulgaçãoTeste RT/PCR para a detecção do coronavírus.
Teste RT/PCR para a detecção do coronavírus.
Segundo a Sesapi, a mulher, que possui comorbidades, apresentou sintomas gripais leves como febre, dor de cabeça e no corpo e precisou de hospitalização em leito clínico, no Hospital Estadual do Dirceu Arcoverde (HEDA), mas já teve alta. O resultado do teste RT-PCR saiu hoje.

O Lacen também informou que o vírus influenza detectado na paciente é o H3N2. O termo foi criado a partir da palavra "flu" (gripe, em inglês) e "rona" (de coronavírus). 

O superintendente de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, explica que como os sintomas da covid e da gripe são semelhantes, só mesmo um exame de laboratório específico pode confirmar a coinfecção pelos dois vírus.

“Por causa da semelhança dos sintomas, as duas infecções podem ser inicialmente confundidas. A única forma de identificar a flurona é fazendo os testes para Covid-19 e influenza”, afirmou.

Herlon Guimarães também destaca que a imunização contra a Influenza e a  Covid-19, são eficazes para a doença e suas formas mais graves e além disso, é preciso seguir as demais medidas de proteção contra o vírus, como uso de máscara de proteção, higienização constante das mãos, distanciamento e, se preciso, isolamento social.

Facebook
Veja também