Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de Flurona no Piauí
De acordo com a Sesapi, o caso foi registrado pelo Laboratório Central do Estado na manhã desta quinta-feira (27).
Na manhã desta quinta-feira (27), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) anunciou o primeiro caso de Flurona, infecção simultânea causada pelos vírus influenza e coronavírus, no Piauí.
De acordo com a Sesapi, o Laboratório Central do Estado (Lacen-PI) confirmou o primeiro caso em uma idosa de 84 anos, moradora da cidade de Parnaíba.

O Lacen também informou que o vírus influenza detectado na paciente é o H3N2. O termo foi criado a partir da palavra "flu" (gripe, em inglês) e "rona" (de coronavírus).
O superintendente de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, explica que como os sintomas da covid e da gripe são semelhantes, só mesmo um exame de laboratório específico pode confirmar a coinfecção pelos dois vírus.
“Por causa da semelhança dos sintomas, as duas infecções podem ser inicialmente confundidas. A única forma de identificar a flurona é fazendo os testes para Covid-19 e influenza”, afirmou.
Herlon Guimarães também destaca que a imunização contra a Influenza e a Covid-19, são eficazes para a doença e suas formas mais graves e além disso, é preciso seguir as demais medidas de proteção contra o vírus, como uso de máscara de proteção, higienização constante das mãos, distanciamento e, se preciso, isolamento social.
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
-
Neris Júnior reforça chamado para população tomar doses de reforço
O secretário de saúde informou que no estado a vacinação já está liberada para toda a população acima de 18 anos. -
Teresina intensifica vacinação contra a covid-19 neste sábado
De acordo com a PMT, serão recebidas crianças de cinco a 11 anos de idade e as UBS irão funcionar das 08h às 17h. -
Teresina terá três pontos drive thru para vacinação contra covid neste sábado
Nesta sexta-feira (13), às 18h, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) abre novo agendamento para a vacina contra a covid-19. -
-
Covid: Neris Júnior anuncia liberação da dose de reforço para 18 anos
Segundo o Governo do Estado do Piauí, também ficou acordado com os municípios a redução do intervalo da vacina da Pfizer pediátrica -
Covid: Teresina terá 9 locais exclusivos para vacinação infantil
Conforme a Fundação Municipal de Saúde da capital (FMS), nos locais serão ofertadas a primeira e a segunda dose da vacina para as crianças de 5 a 11 anos sem agendamento prévio.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir