Viagora

Covid: Piauí tem 457.648 pessoas que não se vacinaram com reforço

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, os agentes estão reforçando o chamado para que este público receba a dose adicional e possa ser receber a imunização.

Nesta quarta-feira (16), um relatório da Fio Cruz apontou que o Piauí possui 726.646 pessoas imunizadas com a dose de reforço contra a covid-19, no entanto outros 457.648 piauienses não retornaram aos postos de vacinação para receber a dose adicional.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), os agentes estão reforçando o chamado para que este público receba a dose adicional e possa ser imunizado completamente.

O secretário de saúde do Estado, Florentino Neto, falou sobre a importância de receber a dose de reforço para ampliar a imunização contra o novo coronavírus.

“A terceira dose ou dose de reforço vem para proporcionar o aumento da quantidade de anticorpos circulantes no organismo. Por isso chamamos nossa população apta a receber seu reforço a procurar os postos de saúde e tomar sua terceira dose “, explicou o gestor.

O superintende de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, ainda ressaltou que a imunização complementar destinada ao público idoso e aos imunossuprimidos resgata a reposta imunológica necessária para evitar o contágio com as complicações mais graves da doença.

“Existem pessoas que mesmo vacinadas, não desenvolvem resposta imunológica adequada, como idosos e imunossuprimidos. E a terceira dose ‘resgata’ uma parte desses que não tinham respondido adequadamente e deixando-os imunizados”, destacou o superintendente.

De acordo com a Sesapi, a aplicação da dose de reforço está liberada no Brasil para todas as pessoas acima de 18 anos que já se vacinaram com a segunda dose em um intervalo de quatro meses.

Além disso, a quarta dose contra covid-19 já está disponível aos imunossuprimidos que receberam a dose de reforço no prazo estabelecido. Se o paciente testar positivo para o novo coronavírus é necessário aguardar um período de pelo menos 30 dias para se vacinar.

O relatório da Fio Cruz também pontua que 403.880 piauienses estão com a segunda dose da vacina em atraso, deste número 98.645 atrasados receberam a dose da AstraZeneca, 83.370 se vacinaram apenas com uma dose da CornaVac e outras 221.865 pessoas com a Pfizer.

Florentino Neto destaca que as pessoas que testaram positivo para a covid-19 e já completaram um mês após o contágio com o vírus já podem retornar aos postos de imunização para garantir a vacinação com a segunda dose.

“Entendemos que muitas pessoas encontravam-se infectadas pela covid-19, e estiveram impossibilitadas para retornar para sua segunda dose ou ao reforço, mas pedimos aqueles que já completaram um mês após a infecção que voltem aos postos e tomem suas vacinas”, conclui o secretário.

Facebook
Veja também