Sesapi alerta que casos da Covid-19 aumentaram 1.839% no Piauí
De acordo com os dados da secretaria, a taxa de transmissibilidade saltou de 1.05 para 1.43.
Nesta terça-feira (28), o Boletim Epidemiológico Covid-19 da 25ª Semana- 19 a 25 de junho, informa à população piauiense, que o estado apresentou um aumento de 1.839% nos casos positivos de Covid-19, em comparação aos últimos sete dias. A média móvel de óbitos pela doença, que estava zerada, subiu para 01 caso na última semana. Atento a esses números o Comitê de Operações Emergenciais do Piauí esteve reunido hoje.
De acordo com os dados, a taxa de transmissibilidade saltou de 1.05 para 1.43. Os números de internados em leitos clínicos por Covid-19 também estão crescendo no estado, nos últimos sete dias, a ocupação dos leitos clínicos saiu de 28 para 40. Já as UTI’s apresentaram uma leva queda saindo de 19 leitos ocupados para 17. A ocupação dos leitos de estabilização também teve um decréscimo, passou de 08 para 04 internados.
O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior reforça sobre o alerta. “Sabemos que as vacinas são essenciais para que o número de casos graves e complicações da doença não ocorram. Então pedimos mais uma vez àqueles 755.519 piauienses, que estão com sua dose de reforço em atraso e aqueles que não tomaram nenhuma dose das vacinas, ou esteja com alguma em atraso, que vá aos postos de saúde de suas cidades e se imunizem.”
Na reunião do CO, foram apresentados os números de positividade dos testes de RT-PCR, realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI), que estão na 5ª semana consecutiva de aumento, nos últimos sete dias a taxa de positividade subiu de 5.93% para 13.03%.
“Infelizmente estamos registrando esse novo crescimento no número de casos, nessas últimas semanas e devemos ficar atentos, mantendo os cuidados necessários para evitar a infecção, principalmente a continuidade do uso de máscaras em locais fechados, transportes públicos em áreas com aglomerações”, disse o médico infectologista e membro do COE, José Noronha.
Conforme a Sesapi, alerta para que a população piauiense, que continue mantendo as medidas, determinadas no último decreto, e procure os postos de vacinação para tomar suas doses dos imunizantes contra a Covid-19. A Sesapi também está disponibilizando mais de 300 mil testes aos municípios através das regionais de saúde.
“Este crescimento dos casos nos coloca em atenção e pedimos à colaboração do povo do Piauí para que sigam as medidas estabelecidas no último decreto, que retomou o uso de máscaras em ambientes fechados no estado e que busquem, os postos de saúde e tomem todas as doses necessárias para imunização completa e reforço. A secretaria preocupada com aumento dos casos também vai está ofertando aos municípios 315.835 testes para detecção do vírus”, lembra o gestor.
Volta do uso de máscaras
O Piauí retomou o uso de máscaras em todos os ambientes fechados, há mais de dez dias, a medida está sendo adotadas devido ao aumento de casos de Covid-19. De acordo com o decreto, idosos e imunossuprimidos devem continuar a usar máscara em qualquer ambiente. Além disso a Sesapi também está reforçando as ações do programa Busca Ativa nos municípios.
Segundo a Sesapi, a vacinação contra a Covid-19 no estado, está direcionada a toda população acima de 05 anos de idade. Para aqueles maiores de 12 anos a vacina já está disponível.
Por: Bruna Sousa
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
-
Teresina apresenta queda de 46% nos casos confirmados de Covid-19
De acordo com a FMS, as internações hospitalares por questões respiratórias agudas ou graves apresentaram redução de 53%. -
Piauí registra 417 casos e duas mortes por Covid-19 em 24h
De acordo com a Sesapi, do total de pessoas confirmadas com a doença, 258 são mulheres e 159 são homens, com idades que vão de 01 a 95 anos de idade. -
FMS divulga calendário de vacina contra Covid para sábado em Teresina
A vacinação será no sábado (30) e ao decorrer da próxima semana, 1 a 5 de agosto. -
-
Piauí registra 698 casos e 4 mortes por Covid-19 em 24h
De acordo com a Sesapi, dos casos confirmados, 420 são de mulheres e 278 de homens, com idades entre 01 a 96 anos. -
Covid: Mais de 150 cidades não atualizam registro da vacina no Piauí
O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, afirma que é fundamental para que seja realizado o monitoramento da vacinação no país.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir