Viagora

Municípios piauienses estão sem atualizar registro de vacinas, diz Sesapi

O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, afirma que é fundamental para que seja realizado o monitoramento da vacinação no país.

Nesta quarta-feira (27), a Coordenação de Imunização contra a Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgou levantamento que aponta atraso no cadastro das vacinas da primeira e segunda dose de reforço no Piauí. Mais de 150 municípios ainda não atualizaram as informações no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).

O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior destacou a importância da atualização dos dados no programa. O gestor afirma que é fundamental para que seja realizado o monitoramento da vacinação no país, além de contribuir para a elaboração de estratégias de enfrentamento à doença.

“O Programa Nacional de Imunizações é responsável por reunir as informações de vacinação de todo o país. Para isso, são utilizados sistemas informatizados, que facilitam o acompanhamento por todos os gestores e com a vacinação contra a Covid-19 não foi diferente, por isso é essencial que nossos gestores municipais possam está fazendo o cadastro, se possível diariamente, das doses aplicadas”, explica.

De acordo com documento da coordenação, há mais de um mês os municípios de Aroeira do Itaim, Curral Novo do Piauí, Miguel Leão, Brejo do Piauí, Colônia do Piauí, São Gonçalo do Piauí e São José do Divino, não registram doses do primeiro reforço no sistema.

Já com relação a segunda dose de reforço, os municípios que estão há mais de 30 dias sem atualizar as informações no sistema, são: Coivaras, Valença do Piauí, Milton Brandão, Flores do Piauí, São Luís do Piauí, Aroeiras do Itaim, Campinas do Piauí, Colônia do Piauí, Lagoinha do Piauí e Campo Grande do Piauí.

Conforme a Sesapi, outras 150 cidades também estão há mais de 15 dias sem realizar a atualização dos dados da segunda dose do reforço. Em relação aos municípios que estão  realizando a atualização, foram registrados 26 municípios que estão com os seus dados da primeira dose em dia, enquanto somente seis estão atualizadas com os números de doses aplicadas do segundo reforço.

“Essas cidades estão com o registro de doses muito baixo, se comparado com o número da população a serem vacinadas. Analisamos os dados desde quando começou a aplicação da dose de reforço em setembro do ano passado e vimos essa baixa nos registros e quando comparamos com o Vacinômetro da Sesapi os dados estão divergentes, neste último há um registro maior das vacinas aplicadas. Agora estamos solicitando aos municípios que busquem esta atualização do SI-PNI também”, destaca o superintendente.

A Sesapi informa que é obrigatório que os serviços de vacinação públicos e privados efetuem o registro das informações sobre as vacinas contra a Covid-19 aplicadas, nos sistemas de informação disponibilizados pelo Ministério da Saúde. A medida consta no Art. 1.º, da Portaria nº 69/202 do MS.

Além disso, o envio das informações sobre a imunização para o nível federal também está regulamentada pela resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária n.º 197, de dezembro de 2017.

Facebook
Veja também