Viagora

Secretário Neris Júnior pede celeridade no envio de vacinas para o Piauí

Conforme a Sesapi, o secretário participa nesta quarta-feira (27), da 7ª Assembleia do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), em Brasília, onde deve solicitar a demanda.

Nesta quarta-feira (27), o secretário de Estado da Saúde (Sesapi), Neris Júnior participa da 7ª Assembleia do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), em Brasília. Na reunião o gestor vai solicitar a celeridade no envio de vacinas para imunização do público infantil no Piauí.

Conforme a Sesapi, dentre as pautas discutidas na reunião estão: a vacinação de crianças contra Covid e a dificuldade nos estados em aquisição de medicamentos e insumos.

Foto: Divulgação/ SesapiReunião da Conass em Brasília.
Reunião da Conass em Brasília.

O secretário Neris Júnior ainda anunciou que vai pedir o aumento de vagas destinada aos profissionais de saúde da família, bem como mais vagas de mestrado e doutorado na área de saúde para o Estado.

“Vou solicitar o aumento de vagas para profissionais de saúde da família na Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família; queremos também mais vagas de mestrado e doutorado na área de saúde para o Piauí e celeridade no envio de vacinas para crianças de 3 a 4 anos”, explica.

De acordo com o gestor da saúde, é necessário agilizar o envio dos imunizantes diante do número de mortes de crianças nessa faixa etária em decorrência da covid.

Conforme dados do Observatório de Saúde na Infância - Observa Infância, da Fiocruz/Unifase, em dois anos, as mortes de crianças de até cinco anos por Covid-19 foram mais do que o triplo das causadas, em uma década, por outras 14 doenças que podem ter mortalidade evitada por vacinação e outras ações de saúde. Em 2020 e 2021, 1.508 crianças morreram por Covid.

O levantamento foi obtido a partir de dados do SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde).

Por fim, a Sesapi informa que outros assuntos também devem entrar em pauta ao longo do encontro do Conass, são eles: a situação da Monkeypox no país, o vírus que causa a Varíola dos Macacos; a Gestão Técnica, Administrativa e Financeira dos Laboratórios Estaduais de Saúde Pública e a Política de Alta Complexidade.

Facebook
Veja também