Viagora

Diplomação de Lula e Alckmin acontece nesta segunda-feira

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo farão parte da mesa oficial da cerimônia.

Nesta segunda-feira (12), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) receberão a diplomação que irá formalizar ambos como presidente e vice presidente, respectivamente. A solenidade ocorrerá às 14h, no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o TSE, os diplomas serão assinados pelo presidente do Tribunal, o ministro Alexandre de Moraes, que irá abrir a sessão solene. Autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo farão parte da mesa oficial da cerimônia.

Dinâmica

Conforme o Tribunal, a solenidade será iniciada com a execução do Hino Nacional pela Fanfarra do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (1º RCG), os Dragões da Independência, comandada pelo 2º tenente Cláudio Márcio Araújo da Luz. Após a performance, os diplomas serão entregues à Lula e Alckmin, e em seguida, o presidente eleito fará o seu discurso. Por fim, o ministro Alexandre de Moraes também dirá algumas palavras.

A cerimônia contará com cerca de mil pessoas, e será dividida entre o Plenário, os auditórios e o salão nobre da Corte, com telão para exibição ao vivo da cerimônia. O evento também será transmitido na TV Justiça e no canal do TSE no YouTube.

Cerimônia

A diplomação do TSE é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para a formalização da escolha da pessoa eleita pela maioria das brasileiras e dos brasileiros nas urnas. A entrega dos diplomas é indispensável para a posse dos candidatos eleitos.

O Tribunal Superior Eleitoral informou que de acordo com o Calendário Eleitoral 2022, as cerimônias de diplomação devem ocorrer até o dia 19 de dezembro deste ano.

Facebook
Veja também