Viagora

Empreendedores MEI são incluídos em programa de crédito

De acordo com o Ministério da Economia, estarão presentes na nova edição do Peac cerca de R$ 21 bilhões em empréstimos para micro e pequenas empresas e MEI.

Microempreendedores poderão pegar empréstimos do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac), com garantias do Fundo Garantidor de Investimentos (FGI) a partir desta semana. Com a atualização, os microempreendedores individuais (MEI) foram incluídos no programa.

De acordo com o Ministério da Economia, cerca de R$ 21 bilhões em empréstimos até o dia 31 de dezembro de 2022 para micro e pequenas empresas, além dos comerciantes MEI, estarão presentes na nova edição do Peac. Os juros dos empréstimos devem ter em média 1,75%, com prazos de 12 a 60 meses.

Ainda segundo o Ministério da Economia, as garantias atuais estão sendo oferecidas com base em recursos pagos pelas empresas que não serão devolvidos à União. O Ministério ainda pontua que essas garantias permitem a cobrança de juros mais baixos pois os bancos terão a possibilidade de recorrerem ao FGI em caso de atraso de parcelas.

Peac

O Peac foi instituído pela Medida Provisória 975, de de 1º de junho de 2020, convertida na Lei 14.042, de 19 de agosto do mesmo ano.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também