Viagora

Piauí terá 82 estudantes competindo nos Jogos da Juventude em SP

De acordo com o governo o campeonato acontece no período de 1 a 16 de setembro deste ano, na cidade de Ribeirão Preto.

Os Jogos da Juventude (JUV), que acontecem em Ribeirão Preto, São Paulo, entre os dias 1 e 16 de setembro, terão a participação de 82 estudantes da Rede de Educação do Piauí, grupo que irá representar o estado na disputa. Os jovens atletas competem nas modalidades atletismo, badminton, ciclismo, Taekwondo, Wrestling, judô, tênis de mesa, voleibol, natação, vôlei de praia e handebol, na etapa nacional dos Jogos Escolares. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), as passagens aéreas dos estudantes para participação dos jogos serão custeadas pelo órgão.

De acordo com Washington Bandeira, secretário de Estado da Educação, a Seduc fornecerá as passagens aéreas para que os estudantes participem do campeonato.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíFrancisca Vitória, jovem atleta aluna da Rede Pública Estadual
Francisca Vitória, jovem atleta aluna da Rede Pública Estadual

 “O esporte é uma ferramenta de educação e formação destes jovens que aprendem disciplina, liderança, trabalho em equipe e que sempre revela talentos. Por reconhecermos a importância e o benefício do esporte na vida dos nossos alunos é que apoiamos, incondicionalmente, a participação deles em todas as atividades que venham garantir o sucesso e o crescimento pessoal e acadêmico dos nossos jovens. Por isso, a Seduc está garantindo as passagens aéreas que permitirão que esses campeões possam participar dos Jogos da Juventude”, afirma o secretário.

Francisca Vitória da Silva, aluna da Unidade Escolar Sigefredo Pacheco, que fica no bairro Bela Vista, zona Sul de Teresina, foi uma das campeãs estaduais da modalidade de Judô dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs). Tendo conquistado medalha de ouro, a adolescente irá representar o Piauí nacionalmente nos Jogos da Juventude (JUV).

Aluna da 2ª série do Ensino Médio, a atleta diz que sua conquista é fruto de empenho e dedicação na busca pelo seu objetivo, afirmando que sua expectativa é ir cada vez mais longe através do esporte. “A minha preparação para os jogos escolares foi muito intensa, muita correria, muita preparação corporal, com treinos pesados e muita preparação psicológica. Estou muito feliz por poder representar meu estado agora em setembro. Minha expectativa para a competição nacional é voltar para casa com medalha, tendo a convicção de que o Piauí está bem representado”, revela a adolescente.

Teresa Cristina Faustino, diretora da Unidade Escolar Sigefredo Freire, declara que a conquista de Vitória é motivo de inspiração para outros estudantes. “A nossa aluna Vitória é muito esforçada e ela não tem medo de lutar para superar todos os obstáculos que vem enfrentando para participar desses campeonatos. Ela não desiste de lutar pela conquista de seu grande sonho. Pelo talento que tem, a dedicação e a força de vontade, ela certamente será uma pessoa que irá conseguir muitas vitórias”, conclui a gestora.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também