Viagora

Piauí promove turismo esportivo com a 3ª edição do Capivara Ride

O evento contará com premiação que acontecerá conforme a chegada e formação de pódio de cada categoria.

Neste sábado (19) e domingo (20), o Piauí sedia, mais uma vez, o Capivara Ride, um dos maiores eventos de ciclismo do Estado. Tendo um dos mais belos e reconhecidos sítios arqueológicos do mundo, o Parque Nacional da Serra da Capivara, como cenário deste ano, a 3ª edição da competição será realizada no Sítio do Mocó, localizado no município de Coronel José Dias.

De acordo com informações do Governo do Estado, a disputa envolve 26 categorias no total, divididas em categorias oficiais da Federação de Ciclismo Piauiense na modalidade Mountain Bike (MTB) e as categorias duplas, pesadão e open (feminina e masculina). A competição culmina em uma premiação, que ocorre conforme a chegada e a formação do pódio referente a cada categoria, o que garante agilidade no recebimento de medalhas e troféus. Os atletas que conquistarem as cinco primeiras posições em cada uma das categorias serão premiados com os troféus do Capivara Ride 2023 e todos os que competirem, independentemente da colocação final, irão receber uma medalha de “finisher”.

A organização do evento afirma que cada edição supera as expectativas cada vez mais. “A edição já soma mais de 800 atletas amadores e profissionais de diversos estados inscritos do Nordeste. Nas edições anteriores, a concentração dos participantes e os pontos de largada e chegada foram em São Raimundo Nonato, mas a partir deste ano, toda a estrutura do evento será no Sítio do Mocó”, declara o representante da empresa responsável pela realização da disputa, Antônio Cardoso.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíCompetição Capivara Ride
Competição Capivara Ride

Antônio ainda diz que a competição terá uma estrutura completa que visa a segurança e apoio aos atletas participantes. “Teremos uma área ampla para recepção e entrega de kits, que será no sábado. Todas as bikes serão vistoriadas, em seguida acontecerá o briefing técnico. Teremos grades de isolamento nos trechos de largada e chegada, auxílio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da guarda do ICMbio nos trechos do parque, equipe médica e ambulâncias em pontos estratégicos. Vai ser mais uma edição de sucesso e organizada”, explica o representante.

Segundo Pablo Santos, Secretário Estadual do Turismo, o Capivara Ride 2023 proporciona o crescimento do Turismo esportivo, ciclismo e cicloturismo, além de enaltecer as potencialidades turísticas. “O evento, que já é uma referência desde sua primeira edição, fortalece a cada ano os atrativos da região. Além de competirem, os atletas podem aproveitar a presença no município e visitar o Museu da Natureza e demais atrativos. O evento vai movimentar toda cadeia turística, além de propiciar uma experiência inesquecível aos participantes, que terão percursos em meio à incrível vegetação de caatinga com seus diversos relevos e paisagens surpreendentes”, conclui o gestor estadual.

Promovido pela empresa Task Comunicação, a 3ª edição do Capivara Ride é realizado com o patrocínio do Governo do Piauí, através da Secretaria do Turismo (Setur). Mais informações podem ser conferidas por meio do site https://capivararide.com.br/ ou pela rede social Instagram da competição, disponível em @capivararide.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também