Viagora

Etapa regional das Paralimpíadas Escolares terá 19 atletas do Piauí

A equipe piauiense participará da competição que acontece nesta semana, em Belém do Pará.

Nessa sexta-feira (4), o Governo do Estado realizou, na Secretaria dos Esportes do Piauí, a reunião de alinhamento para a participação de atletas piauienses na etapa regional das Paralimpíadas Escolares 2023. A competição é definida mundialmente como o maior evento esportivo voltado para jovens com deficiência. Neste ano, as disputas acontecem na cidade de Belém do Pará, entre os dias 9 e 11 de agosto.

Segundo o governo, a delegação piauiense será formada por 19 atletas, com 2 deles na natação e 17 no atletismo, competindo nas modalidades salto em distância e corrida 100m rasos. Em acompanhamento e apoio aos atletas, irá também uma equipe de profissionais da Secepi, Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), além de pais e alunos e coordenadores das instituições parcerias, totalizando 14 membros.

De acordo com o Supervisor de Modalidades da Secepi, João Neto, os profissionais membros de órgãos que trabalham especificamente com pessoas com deficiência estão bastante comprometidos com a realização da parceria.

“Uma parceria muito boa onde eles atendem as demandas solicitadas em relação a laudos e atestados, porque são eles que têm o conhecimento e o acompanhamento necessários para indicar até onde o atleta pode ir, quais potencialidades e limitações como problemas neurológicos em alguns e físicos noutros e quem pode competir com quem, existe um especialista para dizer isso”, declara João Neto.

Além disso, o supervisor também comentou acerca dos resultados esperados pelos competidores. “A nossa perspectiva é de medalha, levando em consideração os índices alcançados por eles nas disputas classificatórias”, revelou.

Conforme a organização, aqueles atletas que vencerem a etapa regional das paralimpíadas terão garantida a participação na etapa nacional das Paralimpíadas, parte do evento que acontecerá de 27 de novembro a 02 de dezembro deste ano, na cidade de São Paulo.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também