Viagora

Aluno de escola estadual do Piauí vence etapa das Paralimpíadas

Danilo José dos Santos, estudante de Unidade Escolar de Demerval Lobão, conquistou medalha de bronze na modalidade atletismo da etapa regional do campeonato

Danilo José dos Santos, aluno da Rede Estadual de Ensino, na Unidade Escolar Domingos Alves da Costa, em Demerval Lobão, conquistou medalha de bronze na etapa regional das Paralimpíadas Escolares.

O estudante ganhou a premiação na modalidade de atletismo durante a competição, que aconteceu nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, em Brasília. As provas do evento contaram com a participação de 530 atletas, vindos de 11 estados do Brasil.

“Eu estou me sentindo muito bem depois desse resultado. Era um grande sonho conquistar uma medalha e terminar uma prova como essa com grande desempenho. Estou muito feliz de ter essa oportunidade de estar representando o meu Piauí”, contou Danilo José.

De acordo com o governo, a disputa incluiu as modalidades de atletismo, natação e bocha. 101 estudantes fizeram parte das competições de natação, que ocorreram no Clube do Exército. Já a modalidade de atletismo contou com 379 competidores e a bocha, por sua vez, teve 50 competidores, ambas acontecendo no Centro Interescolar de Esporte (CIEF). A segunda etapa das Paralimpíadas contou com atletas representando 11 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Hellen Carvalho, diretora da Unidade Escolar Domingos Alves da Costa, ressalta o grande potencial que os jovens piauienses possuem ao conquistarem vitórias em competições. “Fiquei muito feliz ao receber a notícia dessa conquista do Danilo. Nosso Piauí tem muitos jovens talentosos em diversas áreas de conhecimento e nas atividades esportivas. Ter alunos ganhando prêmios nacionalmente é incentivar a juventude piauiense a ir atrás dos seus sonhos”, declarou Hellen.

Segundo a gestão estadual, a primeira etapa regional do campeonato aconteceu entre os dias 9 e 11 de agosto, em Belém, no Pará. Os estudantes que se classificaram em suas devidas modalidades durante essa fase foram escolhidos para competirem na terceira etapa, que decide o resultado final das Paralimpíadas Escolares. A decisão acontece nos dias 6 e 8 de setembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, na cidade de São Paulo.

O Centro de Treinamento também será sede da etapa nacional, no período de 28 de novembro a 1º de dezembro. Os atletas que conquistarem as três primeiras colocações durante as regionais de atletismo e natação recebem classificação automática para a fase nacional. Na modalidade do bocha, o primeiro e o segundo lugar conquistam a vaga, de acordo com o gênero.

Washington Bandeira, secretário de Estado da Educação, celebrou os estudantes piauienses que tiveram destaque e alcançaram conquistas nas competições esportivas. “Sempre acreditamos que os nossos estudantes podem ir muito longe, seja através de competições esportivas, seja por classificação em olimpíadas do conhecimento, aprovações para o Ensino Superior, dentre outras. Estamos cada vez mais orgulhosos destes jovens, que têm nos provado a cada dia serem os grandes protagonistas do nosso estado”, afirmou o gestor.

De acordo com o Governo, as Paralimpíadas Escolares são, atualmente, o maior evento esportivo voltado para crianças e jovens com deficiência em idade escolar. A competição é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e acontece desde 2006, com exceção dos anos de 2008 e 2020.

Ainda segundo a gestão estadual, três etapas regionais e um nacional compõem a competição pela segunda edição consecutiva do campeonato. Neste ano, em torno de 1.800 atletas competem nas quatro fases, representando todas as 27 unidades federativas do país, o que configura a maior quantidade já registrada na competição.

Pelo segundo ano consecutivo, a competição é composta por três fases regionais e uma nacional. Em 2023, o evento vai receber cerca de 1.800 atletas nas quatro fases. Todas as 27 unidades federativas do país serão representadas, sendo a maior quantidade da história da competição.

Facebook
Veja também