Viagora

Enfermeiros e técnicos do HUT paralisam atividades por 24 horas

A categoria reivindica o corte de dinheiro nos contracheques em dezembro. Durante os dois dias, somente 30% do efetivo será mantido nos hospitais.

Os enfermeiros e técnicos em enfermagem vinculados à Prefeitura de Teresina vão paralisar suas atividades nesta segunda (31) e terça-feira (1°). O movimento grevista atingirá todos os hospitais e postos de saúde da rede municipal da capital, incluindo o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) que recebe uma grande demanda nesta época do ano, devido às festas de réveillon.

Segundo o presidente do Sindicato dos Enfermeiros e Técnicos em Enfermagem do Piauí (Senatepi), João Sérgio Moura, a paralisação acontece por causa da retirada de dinheiro nos contracheques do mês de dezembro dos profissionais de saúde e que, até o momento, não foi dada uma explicação para a medida por parte da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

"Os descontos variavam entre R$ 300 e R$ 1.500. Isso porque não foram pagos a taxa de insalubridade, o adicional noturno e o plantão extra. Todos os enfermeiros, sem exceção, tiveram essa retirada. Eles receberam apenas o salário-base, sem os adicionais", afirmou.

Durante os dois dias de paralisação, somente 30% do efetivo será mantido e serão atendidas apenas as emergências graves e risco de morte. "Casos mais simples como febre, dores e barriga não serão atendidos. Na semana passada, fomos duas vezes na FMS para cobrar explicações sobre os descontos e não foi encontrada nenhuma pessoa que desse uma explicação. Nós protocolamos um ofício no Ministério Público, mas o órgão está de recesso", afirma o sindicalista.

Com a mudança de gestão no executivo municipal, no dia 1º de janeiro de 2013, os enfermeiros temem não receber os valores deduzidos. Atualmente, há cerca de 900 enfermeiros e 1.400 técnicos em enfermagem vinculados à FMS. Também está prevista, para a próxima quarta-feira (2), uma manifestação da categoria, em frente à sede da Fundação.
Facebook
Veja também