Viagora

Melhorias nos hospitais dos bairros deve "desafogar" o HUT, diz gestor

Falta de médicos e laboratórios prejudica hospitais dos bairros. Fundação Hospitalar vai melhorar atendimento de saúde, diz Aderilvado.

O futuro superintende da Fundação Hospitalar Aderivaldo Andrade disse que sua gestão deve dar solução aos problemas enfrentados nos hospitais de Teresina. Para ele, a divisão da atual Fundação Municipal de Saúde (FMS) deve trazer mais resolutividade ao atendimento a saúde.

“Ficaremos responsáveis pelo funcionamento do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e dos hospitais dos bairros. Para resolver o problema de superlotação do HUT, vamos garantir que nos hospitais da periferia tenham médicos em todos os plantões, evitando que esses pacientes se desloquem em casos menos graves ao hospital de urgência”, afirma Aderivaldo.

Segundo o futuro gestor, a baixa eficiência dos centros de saúde dos bairros se deve não só pela falta de médicos, mas também pela falta de apoio dos laboratórios. “Precisamos garantir a presença de laboratórios de exames nesses hospitais, assim teremos exames com mais rapidez e os médicos conseguirão diagnosticar a patologia dos enfermos com mais rapidez e eficiência”, explica.

Já no HUT, o médico Aderilvado Andrade afirma que a ampliação do centro cirúrgico do hospital vai dinamizar o atendimento, dando mais fluidez a entrada e saída dos pacientes. Sobre o ressarcimento recebido pelo hospital por atendimento a pacientes de outros estados, Andrade explica que este pagamento vem sendo pago com oscilações, mas que o recebimento destes recursos será normalizado.

Para Aderivaldo Andrade, outro fator importante é que a relação entre o HUT, Hospital da Polícia Militar o Hospital Getúlio Vargas está sintonizada. “Após o atendimento de urgência, os paciente são diagnosticados e enviados para realizarem o tratamento nesses outros hospitais”, confirma.

De acordo com o novo superintendente, é essencial que os hospitais do governo estadual em vários municípios façam o atendimento de urgência, para evitar que esses pacientes sejam transferidos para Teresina. “O governo federal já está enviando recursos da Rede de Urgência e Emergência, que disponibiliza recursos para os hospitais estaduais, para que estes sejam envolvidos diretamente no atendimento de urgência. Se já estão recebendo recurso, devem atender”, conclui.
Facebook
Veja também