Viagora

Alckmin inaugura sistema de bloqueadores de celular em presídio

Aparelho capta sinais telefônicos e atrapalha comunicação dentro do local.

O sistema de bloqueadores de sinal de celular na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau foi inaugurado pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), por volta das 10h30 desta sexta-feira (31). Esta é a primeira unidade a receber os equipamentos em todo o Estado. O lançamento contou com a presença do responsável pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), Lourival Gomes, e de autoridades municipais e estaduais.

Os aparelhos instalados na penitenciária, conhecida como P2, onde estão alguns dos presos mais perigosos do país, começaram a funcionar no dia 15 de janeiro. Eles foram anunciados pelo governo em outubro de 2013, após escutas telefônicas obtidas pelo Ministério Público flagrarem membros de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios paulistas dando ordens, contabilizando o tráfico, comprando armas e mandando matar policiais e autoridades.

De acordo com o engenheiro da empresa responsável pela instalação, Eduardo Neger, foram instaladas 40 antenas na muralha do presídio, por isso só interferem no sinal na parte interna. O restante do complexo penitenciário e regiões externas deverão ter os serviços das operadoras já existentes antes do início do bloqueio. O engenheiro também informou que cada antena possui uma bateria que, em caso de queda de energia, manterá o funcionamento durante seis horas. Os equipamentos também serão monitoradas individualmente por meio de câmeras, complementa.

Conforme a SAP, o investimento total foi de R$ 31 milhões. O novo sistema de bloqueio do sinal de telefonia celular inclui duas tecnologias. Na primeira, o aparelho “confunde” o celular e capta o sinal emitido pelo aparelho, como se fosse uma antena; já na segunda, o bloqueador emite um sinal que atrapalha a comunicação e a antena mais próxima.

Neger afirma que a empresa responsável pela instalação também deverá realizar a manutenção dos equipamentos e a readequação dos aparelhos conforme a evolução tecnológica das empresas telefônicas, sem acréscimo de custo ao governo. Outras 22 unidades prisionais do Estado de São Paulo receberão os equipamentos.

O evento ocorreu após a passagem de Geraldo Alckmin pela Santa Casa de Misericórdia de Presidente Venceslau, onde inaugurou a reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e anunciou verbas no total de R$ 1 milhão para o término das obras do centro cirúrgico. Ainda no local, ele se reuniu com mutuários do Conjunto Habitacional Watanabe 2, pertencente à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), que esperam há cerca de oito anos para receberem as casas.

O governador seguiu para Santo Anastácio, onde entrega veículos escolares para cidades da região de Presidente Prudente. O evento está marcado para ocorrer na Praça Ataliba Leonel.
Mais conteúdo sobre:

Luiz Inácio Lula da Silva

Facebook
Veja também