Viagora

Segunda Turma do STF vai julgar novo pedido de liberdade de Lula

A decisão do ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, foi expedida nesta terça-feira (6).

O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, vai levar à julgamento na Segunda Turma do Tribunal o novo pedido de liberdade feito pela defesa do ex-presidente Lula. A decisão foi expedida nesta terça-feira (6).

  • Foto: Ricardo Stuckert/PTEx-Presidente Lula.Ex-Presidente Lula.

A Segunda Turma, que é formada por Fachin e pelos ministros Celso de Mello, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, vai debater o caso quando a Procuradoria Geral da República se manifestar.

"Com a chegada das informações, dê-se imediata vista dos autos à Procuradoria-Geral da República para que se manifeste em idêntico prazo (de até cinco dias no máximo). Isso feito e cumprido, indico desde já inclusão na pauta da 2ª Turma para julgamento colegiado", decidiu.

Segundo o G1, Edson Fachin também pediu informações a diversos órgãos sobre o caso em até cinco dias. 

Caberá ao ministro Ricardo Lewandowski, presidente da Segunda Turma, marcar uma data para o julgamento.

Alegações

A defesa de Lula apontou parcialidade do juiz Sérgio Moro na condenação do petista dentro da Operação Lava Jato e na condução de outros processos. O novo pedido de liberdade surgiu após Moro aceitar o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para ser Ministro da Justiça no ano que vem.

Facebook
Veja também