Barroso devolve demarcação de terras indígenas para Funai
O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, decidiu suspender a Medida Provisória 886/2019 de Jair Bolsonaro, que delegava a demarcação de terras indígenas pelo Ministério da Agricultura.
Nessa segunda-feira, 24 de junho, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão da Medida Provisória 886/2019, que devolveu ao Ministério da Agricultura a tarefa de realizar demarcações de terras indígenas.
O ministro atendeu a um pedido liminar feito no dia 20 deste mês pelos partidos PT, PDT e Rede Sustentabilidade.
A transferência das demarcações para a Agricultura estava prevista na reestruturação administrativa proposta pelo governo federal em janeiro. Em maio, entretanto, a mudança não foi aprovada pelo Congresso, que devolveu a atribuição à Fundação Nacional do Índio (Funai), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Na semana passada, uma nova medida foi editada pelo presidente Jair Bolsonaro para manter as demarcações na pasta da Agricultura.
Ao analisar o caso, o ministro concordou com os argumentos apresentados pelos partidos e afirmou que a nova medida é inconstitucional. Segundo Barroso, o Artigo 62 da Constituição define que “é vedada a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo”.
“A transferência da competência para a demarcação de terras indígenas foi igualmente rejeitada na atual sessão legislativa. Por conseguinte, o debate, quanto ao ponto, não pode ser reaberto por nova medida provisória. A se admitir tal situação, não se chegaria jamais a uma decisão definitiva e haveria clara situação ao princípio da separação dos poderes”, decidiu o ministro.
Na decisão, Barroso também enviou o caso para referendo do plenário do STF. A data do julgamento ainda não foi definida.
Em nota divulgada à imprensa, a Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou que aguarda que o plenário analise o caso com urgência. Para o advogado-geral da União, André Mendonça, as ações que questionam a MP devem ter prioridade na pauta de julgamento da Corte.
Com informações da Agência Brasil.
Supremo Tribunal Federal - STF
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
-
Eleições 2026: convenções partidárias para escolha de candidatos começam na segunda
Os partidos e federações terão até 5 de agosto para oficializar candidaturas e definir coligações para a disputa eleitoral -
Cantor Milton Nascimento é internado com pneumonia e apresenta boa evolução clínica
A Equipe informa que cantor de 83 anos está estável, recebe acompanhamento médico e deve ter alta nos próximos dias -
Caixa altera o dia dos sorteios que passarão a ser realizados aos domingos
A mudança entra em vigor neste fim de semana, amplia prazo para apostas e prêmio do próximo concurso está estimado em R$ 35 milhões -
TRE do Piauí passa a utilizar inteligência artificial para explicar decisões judiciais
A Ferramenta JuLIA Explica funciona pelo WhatsApp, resume processos e facilita o entendimento das decisões da Justiça Eleitoral -
Final da Copa do Mundo de 2026 terá show com Madonna, Justin Bieber, BTS e outras estr
A cerimônia de encerramento e primeiro show do intervalo da história das finais do Mundial reunirão grandes nomes da música e do entretenimento em Nova York/Nova Jersey
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir