TCU quer que MPF investigue fraudadores do auxílio emergencial
Os ministros do Tribunal de Contas da União decidiram pelo envio dos nomes dos fraudadores ao MPF, para que seja instaurada uma investigação.
A Corte do Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu pelo envio das identidades dos fraudadores do auxílio-emergencial, benefício concedido a trabalhadores informais, microempreendedores e desempregados durante a crise provocada pela pandemia do coronavírus, para investigação pelo Ministério Público Federal (MPF).
De acordo com a decisão do TCU, foram encontradas 620.299 pessoas que já recebiam outros benefícios e não poderiam acumular com os R$ 600 disponibilizados pelo governo federal. Outros 235.572 empresários que não são Microempreendedores Individuais também deram um jeito de burlar as regras e estavam embolsando o dinheiro que certamente faz falta para quem precisa.
O Tribunal também deu prazo de 15 dias para que o Ministério da Cidadania, Onyx Lorenzoni, informe “os controles a serem implementados para reduzir os indícios de inconsistências identificadas nas análises”.
O ministro Bruno Dantas, um dos defensores da investigação, definiu essas pessoas como “espertalhões” e defendeu que o MPF avalie “suas responsabilidades no âmbito penal”.
O TCU identificou as primeiras irregularidades após o cruzamento de dados feito pelos ministérios da Defesa e da Cidadania. O resultado revelou 73,2 mil militares da ativa e inativos ou pensionistas que receberam a ajuda do governo.
Com informações do Diário do Poder.
Auxílio Emergencial
Tribunal de Contas da União - TCU
Ministério Público Federal - MPF
-
Eleições 2026: convenções partidárias para escolha de candidatos começam na segunda
Os partidos e federações terão até 5 de agosto para oficializar candidaturas e definir coligações para a disputa eleitoral -
Cantor Milton Nascimento é internado com pneumonia e apresenta boa evolução clínica
A Equipe informa que cantor de 83 anos está estável, recebe acompanhamento médico e deve ter alta nos próximos dias -
Caixa altera o dia dos sorteios que passarão a ser realizados aos domingos
A mudança entra em vigor neste fim de semana, amplia prazo para apostas e prêmio do próximo concurso está estimado em R$ 35 milhões -
TRE do Piauí passa a utilizar inteligência artificial para explicar decisões judiciais
A Ferramenta JuLIA Explica funciona pelo WhatsApp, resume processos e facilita o entendimento das decisões da Justiça Eleitoral -
Final da Copa do Mundo de 2026 terá show com Madonna, Justin Bieber, BTS e outras estr
A cerimônia de encerramento e primeiro show do intervalo da história das finais do Mundial reunirão grandes nomes da música e do entretenimento em Nova York/Nova Jersey
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir