Viagora

MEC publica edital para adesão das instituições ao Fies em 2022

As instituições de ensino superior que desejam participar devem preencher as informações que são exigidas para cada curso, turno e local de oferta das vagas para financiamento.

O Ministério da Educação divulgou a abertura do prazo para adesão de mantenedoras ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que pode ser realizado a partir desta terça-feira (07) até o dia 14 de dezembro. As instituições de ensino superior que desejam participar devem preencher as informações que são exigidas para cada curso, turno e local de oferta das vagas para financiamento, conforme informações do Ministério da Educação (MEC). A seleção é referente ao primeiro semestre de 2022.

Segundo o MEC, as instituições devem fornecer informações referentes a valores das semestralidades dos cursos de graduação com oferta de vagas no Fies, formas de reajustes do valor total do curso, de acordo com definido pelo Comitê Gestor do Fies (CG-Fies), assim como realização de processo seletivo próprio para formação de turma em período inicial e proposta de número de vagas a serem ofertadas neste primeiro processo seletivo de 2022.

De acordo com o edital n° 81 , publicado no Diário oficial da união nesta última quarta-feira (01), as mantenedoras de ensino possuem dois períodos para aderir aos procedimentos, em uma segunda etapa, realizada no período de 15 a 20 de dezembro, as instituições podem revisar e retificar o Termo de Participação, documento exigido das instituições que desejam participar do Fies.

A Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC é responsável pela seleção das vagas que são ofertadas pelo programa de financiamento. Além disso, antes de finalizar a seleção a Sesu observa a disponibilidade orçamentária e financeira e conceito no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), e demais faturas.

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também