Viagora

Enem será aplicado em mais de 1,7 municípios do Brasil neste domingo

De acordo com os dados do MEC, cerca de 3.331.566 candidatos farão o exame impresso e 65.066, de forma digital.

Neste domingo (13), será aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil nas modalidades impressa e digital. O tema da redação e as provas serão iguais nas duas modalidades. Cerca de 3,4 milhões de candidatos farão o exame.

Durante nessa semana, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas provas, divulgou os números oficiais do exame, que é a principal forma de ingresso no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de obtenção de bolsas através do Programa Universidade para Todos (Prouni) e de participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

De acordo com os dados do MEC, cerca de 3.331.566 candidatos farão o exame impresso e 65.066, de forma digital. A maioria está nos estados de São Paulo (527.097), Minas Gerais (301.350) e Bahia (260.331). As mulheres representam 61% dos candidatos e as pessoas negras, soma de pretos e pardos, 54,8% dos inscritos. A prova será realizada em 11.175 locais e em 1.747 municípios. Serão mais de 320,5 mil envolvidos na aplicação do exame, ente coordenadores estaduais, municipais, aplicadores e supervisores.

Orientações

Conforme as orientações do Ministério da Educação, no dia da prova é obrigatório levar documento de identificação original, com foto. Entre as identificações aceitas, estão as carteiras de identidade e de habilitação (CNH), o passaporte e a carteira de trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997. Nesta edição, a novidade é que serão aceitos os documentos digitais com foto do e-Título, CNH digital e RG digital, que deverão ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Fotos na tela do celular, não serão aceitas.

Recomendações

O Ministério da Educação recomenda que os participantes levem lanche e água, já que a prova tem duração longa, e também que leve o seu cartão de confirmação de inscrição, no qual está, entre outras informações, o local da prova. O cartão pode ser acessado na página do participante.

Primeiro dia de prova

Segundo o Ministério, o primeiro dia do exame os candidatos farão, além das provas objetivas de linguagens e ciências humanas, a única proba subjetiva da avaliação, a redação. Os portões vão abrir às 12h e fecham às 13h. Não é permitido entrar após o fechamento dos portões. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e terminam às 19h, no horário de Brasília.

Ainda segundo o MEC, no próximo domingo (21), os participantes farão as provas de matemática e ciências da natureza. O exame seleciona alunos para as vagas do ensino superior públicas, pelo Sisu, para bolsas em instituições privadas, pelo Prouni, e serve de parâmetro para o Fies. Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Com informações Agência Brasil 

Facebook
Veja também