Viagora

Mesários faltosos no 1° turno podem justificar ausência até esta quinta

De acordo com o TSE, as justificativas dos mesários podem ser entregues nos cartórios eleitorais, e deve ser destinada ao juiz da zona.

Nessa quinta-feira (03), encerra o prazo estabelecido para que mesários que não compareceram ao primeiro turno das eleições 2022, justificarem a ausência ao juiz eleitoral.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as justificativas dos mesários podem ser entregues nos cartórios eleitorais, e deve ser destinada ao juiz da zona eleitoral, em que foi destinado a ficar durante as eleições. O órgão informa que deve ser anexado a prova do fato alegado, ou seja, do motivo da falta.

Ainda de acordo com o TSE, caso uma justificativa não seja apresentada, a multa cobrada será de até um salário mínimo. O tribunal também informa que caso o mesário faltoso for um servidor público ou autárquico, a pena aplicada será de 15 dias de suspensão, sendo dobrada caso a falta do mesário ter causado algum prejuízo à mesa receptora.

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, os mesários que faltaram durante o segundo turno das eleições terão até o dia 29 de novembro para apresentarem a justificativa aos juízes eleitorais.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também