Viagora

Primeiro dia de provas do Enem 2022 acontece neste domingo

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ao todo, 3,4 milhões de candidatos farão o exame.

Neste domingo (13), ocorre o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, onde será aplicado provas de linguagens e ciências humanas além da única prova subjetiva do exame, a redação. Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) cerca de 3,4 milhões de estudantes terão cinco horas e meia para responder a todas as questões. 

Segundo o Ministério, o diferencial no resultado do aluno que realiza a prova é ter êxito na redação. Os candidatos que zeram a prova não podem participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, ou o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior.

De acordo com o Inep, na reta final de preparação, a dica é que os estudantes revisem as próprias redações escritas ao longo do ano e que vejam exemplos de redações que obtiveram nota máxima. A cartilha do Enem 2022 está disponível na internet . Ela explica os critérios de correção e traz exemplos de redações que receberam a nota máxima para ajudar os estudantes na preparação para o exame.

Correção da Redação

Ainda conforme o MEC, as redações do Enem são avaliadas em cinco competências, cada uma valendo 200 pontos:

- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para; - Desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos;

Enem 2022

Segundo o Ministério da Educação, o Enem será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro para cerca de 3,4 milhões de estudantes em todo o país. No segundo, matemática e ciências da natureza. Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante.

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também