Viagora

Governo Federal lança tecnologia para venda de veículos de forma digital

Conforme o Ministério da Infraestrutura, o novo serviço do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) permitirá assinatura digital para comercialização do veículo.

Uma nova funcionalidade do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) foi lançado nesta quinta-feira (24), o Venda Digital permite que o vendedor e comprador possam fazer assinatura digital da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e), além da comunicação automática da comercialização.

A transferência de veículos de forma digital foi garantida pelo Ministério da Infraestrutura ainda no ano passado e passa a valer neste mês de março, dessa forma os motoristas não precisarão se deslocar até o cartório ou ainda realizar procedimentos de compra e venda por meio de documentação em papel.

Conforme o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, a medida foi desenvolvida através da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com apoio da empresa de tecnologia da informação (Serpto).

Segundo o Ministério da Infraestrutura, diante da facilidade o aplicativo assegura aos comerciantes de veículos a transação comercial sem necessidade de reconhecer firma ou assinar contrato em papel. A medida deve beneficiar proprietários de veículos, compradores, com documentos emitidos a partir de 4 de janeiro de 2021, mesmo período em que o Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído pela versão digital, a ATPV-e.

Na plataforma digital também é possível se comunicar com o vendedor e assinar a autorização para transferência de propriedade, para isso é exigido o login com conta prata ou ouro no site do Governo Federal. A ação garante ainda segurança para ambos e biometria facial para que ocorra a assinatura digital.

O secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, afirmou que o procedimento realizado digitalmente é seguro, fácil e prático.

De acordo com o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Caio Mario Paes de Andrade, após realizar a venda digital do seu veículo o comprador precisa se deslocar ao departamento de trânsito local para fazer vistoria e a transferência de fato do veículo.

Com informações de Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

Governo Federal

Facebook
Veja também