Viagora

Governo eleva previsão de crescimento da economia para 2,7%

Segundo a Secretaria de Política Econômica (SPE), além do crescimento também existe a projeção de queda na inflação.

Nesta quinta-feira (15), o Ministério da Economia através da Secretaria de Política Econômica (SPE) estima elevação na projeção do crescimento da economia e queda da inflação ainda neste ano de 2022.

Conforme as previsões, o Produto Interno Bruto (PIB), soma dos bens e serviços produzidos no país, aumentou de 2% para 2,7% em relação ao mês de julho sendo consequência do aumento de emprego, elevação da taxa de investimento e desempenho do setor de serviços.

Segundo a SPE, a elevação é resultado do PIB do segundo trimestre, onde apresentou alta de 1,2%. “A revisão altista para a atividade econômica em 2022 se deve principalmente ao resultado do PIB do segundo trimestre – crescimento de 1,2% na margem – superior ao estimado e à tendência positiva dos indicadores já divulgados para o terceiro trimestre de 2022”, destacou a secretaria.

De acordo com o Ministério da Economia, houve expansão no mercado de trabalho, com a taxa de desocupação caindo para 9,1% no trimestre encerrado em julho e o contingente de pessoas ocupadas chegando a quase 100 milhões, um recorde na série histórica, iniciada em 2012. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No setor de investimentos, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) cresceu 4,8% em relação ao trimestre anterior. De acordo com o IBGE, os últimos três trimestres, tiveram uma expansão anualizada de quase 4,5%.

Inflação

A projeção de inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 2022 recuou de 7,2% para 6,3%. Mas ainda está acima da meta de inflação para o ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional em 3,5%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2% e o superior é 5%.

Com informações da Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

Ministério da Economia

Facebook
Veja também