Viagora

Recuo da inflação pode reduzir os juros em 2023, diz Paulo Guedes

De acordo com o ministro da Economia, por ter aumentado os juros antes do resto do mundo, o Brasil pode ser um dos primeiros a diminuir as taxas.

Nessa segunda-feira (19), o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse em congresso da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) o ciclo de aumento de juros no Brasil está chegando ao fim.

De acordo com o ministro, o recuo da inflação deve fazer as taxas caírem em 2023. “Como o nosso Banco Central já subiu juros desde o ano passado, este ano deve estar se completando o processo de alta. Daqui para a frente, à medida que a economia vai avançando e a inflação vai cedendo, mesmo com algum grau de resistência, o que vamos observar para o ano que vem possivelmente são os juros descendo”, explicou Paulo Guedes.

Conforme o ministro da Economia, a situação fiscal do país está consistente, com a política monetária nacional à frente de outras nações. Paulo Guedes aponta que por ter aumentado os juros antes do resto do mundo, o Brasil pode ser um dos primeiros a diminuir as taxas.

Paulo Guedes ainda reafirma que segue trabalhando com uma taxa de equilíbrio que inclua juros mais baixo e câmbio e equilíbrio maiores. “A taxa de câmbio é mais realista agora. Com a política fiscal mais forte, o juro neutro é mais baixo e o câmbio de equilíbrio é mais alto. Todo bom economista sabe disso e reconhece isso”, disse o ministro.

IPI

Segundo o ministro da Economia, a desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o aumento no valor do dólar auxiliarão a indústria brasileira. “Essas duas lâminas que cortavam a indústria, juros altos e câmbio subvalorizado, já foram removidas. Agora estamos atacando a ferramenta de desindustrialização em massa que é o IPI. Cortamos 35% das alíquotas”, concluiu.

Com informações da Agência Brasil.

Mais conteúdo sobre:

Paulo Guedes

Ministério da Economia

Facebook
Veja também