Sancionada lei federal que busca reduzir filas no INSS
Terão prioridade no recebimento dos bônus os funcionários e médicos peritos que trabalharem em processos administrativos com mais de 45 dias ou com prazo final expirado.
O Governo Federal sancionou a Lei nº 14.724/2023, que cria o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), que pretende reduzir o tempo de espera no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A decisão foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial da União na noite nessa terça-feira (14).
A lei é resultado de uma medida provisória editada em julho e aprovada pela Câmara dos Deputados em outubro e pelo Senado no dia 1º de novembro de 2023.
Os pedidos de aposentadorias e benefícios terão análise mais rápida na Previdência Social. Terão prioridade no recebimento dos bônus os funcionários e médicos peritos que trabalharem em processos administrativos com mais de 45 dias ou com prazo final expirado.
Para reduzir as filas, o programa prevê a retomada do bônus de produtividade aos funcionários que trabalharem além da jornada regular, tanto na análise de requerimentos de benefícios como na realização de perícias médicas. O programa também autoriza, em caráter excepcional, a aceitação de atestados médicos e odontológicos ainda não avaliados para conceder licenças médicas ou para acompanhamento de tratamento da família sem perícia oficial.
Os servidores administrativos do INSS receberão bônus de R$ 68 por tarefa; e os médicos peritos, de R$ 75 por perícia. O adicional de produtividade foi pago em 2019, com a mesma finalidade de diminuir as filas nos pedidos de aposentadorias, pensões e auxílios.
Por Alessandra Fonseca
Com informações da Agência Brasil.
Instituto Nacional do Seguro Social - INSS
Fundação Nacional dos Povos Indígenas - FUNAI
Juros recuam para o crédito rotativo e cheque especial, diz Caixa
As estatísticas monetárias e de crédito foram divulgadas pelo Banco Central, o resultado se deve principalmente à queda das taxas médias cobradas nas operações de cartão de crédito rotativo.PIB cresce 0,1% no terceiro trimestre, aponta IBGE
Trata-se da terceira taxa positiva depois da queda de 0,1% verificada no quarto trimestre do ano passado.Anvisa aprova registro de vacina contra bronquiolite
De acordo com a agência, este é o primeiro imunizante do gênero registrado no país.Priscilla muda o nome artístico e conta reação da família: 'Ninguém se importou'
Com um look vermelho e preto, a cantora falou também da sua nova fase de carreira.Kits de irrigação e máquinas serão entregues para 19 cidades do Piauí
A solenidade vai contar com autoridades, parlamentares, representantes das entidades dos municípios contemplados e de movimentos sociais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir