O procedimento deixou de ser exigido em março de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus e a medida vem sendo prorrogada desde então.
De acordo com a PF, o prejuízo inicialmente identificado com a concessão de nove benefícios indevidos aproxima-se de R$ 1,4 milhões.
O motivo é o ponto facultativo correspondente ao dia do servidor público, que foi transferido do dia 28 de outubro para o dia 23 de novembro.
A medida foi instituída em abril, devido ao decreto de calamidade pública em razão da pandemia, e prorrogada novamente semana passada.
As agências reabertas estão localizadas nas cidades de São João do Piauí, Curimatá, Picos, Valença do Piauí e Miguel Alves.
Segundo o INSS, cerca de 600 agências estarão reabertas. O número representa menos da metade das unidades do INSS, mas corresponde às maiores agências.
Os casos que exigem perícia médica estão sendo analisados através de anexo de atestado médico, sem o exame presencial.
A suspensão do atendimento nas unidades ocorreu em março em razão da pandemia do novo coronavírus.
O INSS injetará na economia um total de R$ 71,5 bilhões. Desse total, 30,8 milhões de beneficiários receberão a segunda parcela.
A medida antecipada faz parte do plano do governo federal para auxiliar durante a crise em razão da pandemia de coronavírus.
A medida tem como objetivo reduzir a fila de 1,8 milhão de pessoas à espera de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A data de pagamento varia de acordo com o número final do benefício. O dinheiro será depositado junto com a folha mensal de agosto.
A medida trata dos pedidos de reconhecimento inicial de direitos e prevê que estes sejam concluídos em até 45 dias a partir da entrada dos documentos pelos beneficiários.
A Justiça Federal recebeu quatro denúncias do Ministério Público Federal no Piauí (MPF-PI) contra uma organização criminosa composta por 21 pessoas que atuavam no Piauí e Maranhão.
A meta é analisar cerca de três milhões de pagamentos suspeitos pelos próximos 18 meses. As regras foram publicadas nesta sexta-feira (12) no Diário Oficial da União.