Viagora

Instituições públicas devem aderir ao Sisu 2023 até esta sexta

De acordo com o Ministério da Educação, o prazo de adesão das faculdades e universidades termina às 23h59

As instituições públicas de ensino superior possuem até às 23h59 desta sexta-feira para aderirem ao segundo processo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de 2023.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a adesão das instituições deve ser feita através do site Sisu Gestão. É através desse processo que as unidades de ensino oferecem as vagas nos cursos superiores.

Conforme o MEC, a melhor qualificação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022, definirá quem serão os candidatos selecionados nesse segundo processo seletivo este ano. O cronograma da adesão foi publicado em 15 de maio, no Diário Oficial da União.

Adesão

As instituições precisam expor no documento de adesão, todas as condições para concorrência das vagas oferecidas. Segundo o MEC, quando o órgão definir um prazo para a inscrição dos alunos no Sisu, as faculdades e universidades devem disponibilizar o acesso grátis à internet, nos dias de funcionamento das unidades.

De acordo com o edital, as instituições também precisam propagar as condições para concorrência das vagas do Sisu. Na adesão, as unidades se comprometem a destinar 50% dessas vagas para alunos da rede pública, de renda per capita igual ou menor a um salário mínimo e meio. Além disso, os autodeclarados pretos, pardos e indígenas, bem como deficientes, também se enquadram nas cotas.

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também