Viagora

Anvisa deixa de exigir teste da Covid-19 para entrada no Brasil

Segundo a Anvisa, a medida foi impulsionada após a Organização Mundial da Saúde decretar o fim da pandemia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), anunciou que brasileiros e estrangeiros que ingressam no Brasil, não precisam mais mostrar o teste negativo de Covid-19. O órgão tomou esta decisão após a Organização Mundial de Saúde (OMS), decretar o fim da pandemia.

Na nota divulgada pela Anvisa, é informado que às companhias aéreas, fronteiras e portos, já estão cientes da resolução. A Agência também declarou que deixa de exigir da administração destes lugares, medidas de prevenção da doença, por entender que o vírus está estável e controlado.

Porém, mesmo com a não necessidade do teste da Covid-19, a Anvisa aconselha ainda o uso de máscaras e as notificações sobre casos suspeitos ou confirmados da doença. Os locais devem manter atualizados os planos sanitários para prováveis emergências.

Além disso, a Agência afirmou que ficam mantidas as medidas de atendimento de pessoas suspeitas ou positivadas com o vírus. Os pontos de entrada no país precisam ainda comunicar à Anvisa, eventos de saúde pública em viagens. Passageiros com a doença devem ser isolados.

A revogação acompanha outras medidas adotadas pela Vigilância Sanitária para a Covid-19. No mês de março, o órgão deixou de exigir o uso de máscaras nos aeroportos e aviões. Já em Maio, a Anvisa parou de impor ações sanitárias para navios de cruzeiros. 

Com informações da Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

Anvisa

Covid-19

Facebook
Veja também