Viagora

MEC divulga resultado da lista de espera do Fies 2023

A relação busca preencher as vagas que, eventualmente, não são ocupadas nas instituições privadas de ensino superior.

A lista de espera dos candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2023, foi divulgada nesta terça-feira (18), Ministério da Educação (MEC). A relação busca preencher as vagas que, eventualmente, não são ocupadas nas instituições privadas de ensino superior.

Até próximo dia 29 de agosto ocorrerá o texto do edital que determinou os procedimentos relativos ao processo seletivo e a eventual pré-seleção dos candidatos participantes da lista de espera, assim como o cronograma.

Para contratar o financiamento, os candidatos citados pela lista de esperam deverão complementar as suas inscrições em até 3 (três) dias úteis, a partir do dia subsequente ao dia da pré-seleção. Para a contratação, é preciso que o candidato acesse a página do Fies Seleção, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Por meio da página do programa no endereço eletrônico os participantes também podem acompanhar o resultado da seleção.

A pré-seleção depende da disponibilidade de vaga no grupo de preferência do candidato e nos seus cursos de opção, além da obediência às demais regras do programa, já que o nome do participante inscrito no processo seletivo é incluído na lista apenas para assegurar a chance de ele ser pré-selecionado.

O Fies foi criado em 2001, através de uma lei específica, e concede financiamento estudantil direcionado a cursos de graduação, instituições de educação superior privadas participantes do programa e àqueles que obtiveram avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O nível do financiamento é determinado de acordo com a renda familiar do inscrito. Além disso, o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com notas médias igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação para que possa ser selecionado pelo programa.

Por Rebeca Negreiros

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também