Viagora

Negociações salariais superaram a inflação no 1º semestre, diz Fipe

De acordo com o último boletim Salariômetro, o reajuste médio real dos salários do primeiro semestre deste ano foi 0,79% mais alto que a inflação

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgou, nesta sexta-feira (28), dados do boletim Salariômetro que informam que 77,05% das negociações salariais realizadas no primeiro semestre deste ano superaram a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Com este sendo o melhor resultado desde 2018, o Salariômetro avalia o resultado de 40 negociações salariais coletados no portal Medidos, do Ministério da Economia.

Segundo a pesquisa, durante os seis primeiros meses de 2023, o reajuste mediano real dos salários cravou um valor 0,79% superior à inflação, melhor índice desde 2018, ano em que o reajuste médio registrado foi de 0,81%. A Fipe afirma que todos os reajustes reais dos seis meses do ano foram registrados acima da inflação.

O levantamento também informa que o reajuste real mediano marcou 1,26% acima da inflação do INPC apenas no mês de julho. No mesmo período, 87,6% das negociações salariais superaram a inflação.

O Salariômetro da Fipe prevê, para o mês de julho, um reajuste nominal mediano indicado em 5%, além de afirmar que 90,4% das negociações devem resultar em ganhos maiores do que o índice de inflação.

Por Rebeca Negreiros

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também