Viagora

Furacão Idalia atinge a Flórida nos EUA com ventos de até 200 km

A tempestade chegou à cidade da costa sudeste dos Estados Unidos em categoria 3, na manhã desta quarta-feira (30), com ventos de mais de 200 km/h

Nesta quarta-feira (30), por volta das 9h (horário de Brasília), o furacão Idalia atingiu a costa próxima a Keaton Beach, na região de Big Bend, na Flórida, Estados Unidos. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), inicialmente, a tempestade foi definida como categoria 3, incluindo ventos máximos sustentados chegando a 190 km/h, além de rajadas ainda mais fortes. O Idalia se caracteriza como a tempestade mais forte a atingir a região sudeste dos EUA em mais de 125 anos.

O furacão acabou perdendo a força enquanto avançava pelo território e, por volta das 10h (horário de Brasília), passou a ser considerado como fenômeno de categoria 2. A cidade-ilha de Cedar Key, localizada na área do Golfo da Flórida, foi alertada sobre a elevação do mar, de 2,5 a 2,7 metros, com elevação acelerada das águas.

A previsão é de que, à medida que os ventos contrários forçam o nível da água para cima, a onda continue a crescer ao longo das próximas horas, nas proximidades da Costa de Big Bend, área da região norte da Flórida.

A altura atingida pela água foi registrada em quase 2 metros acima das marés normais mais altas, dados que superam o recorde de 1,83 m do furacão Hermine, ocorrido em 2016. Em Cedar Key, os níveis de água vêm sido medidos há mais de um século, desde 1914.

Mesmo com a escassez de medidores de maré na área da Costa do Golfo da Flórida, é possível definir que os níveis de água mais elevados já registrados estão acontecendo na Baía de Tampa e nas costas das cidades Clearwater e Cedar Key. Os dados indicam que toda a região está sendo atingida por uma tempestade recorde.

Jane Castor, prefeita de Tampa, orientou que os moradores da cidade não baixem a guarda, já que, ainda nesta tarde, é esperado que ocorram mais inundações em decorrência do furacão Idalia.

A prefeita acrescentou que, até esta noite, estarão bloqueadas duas pontes que conectam os condados de Hillsborough, que contém a cidade de Tampa, e Pinellas, que contém cidades como Clearwater e São Petersburgo. Além disso, a prefeita anunciou que as ilhas Harbour e Davis, localizadas nas proximidades de Tampa, estão inacessíveis.

Uma marcha pela Flórida e pelas costas dos estados da Geórgia e da Carolina do Sul vem acontecendo em decorrência da tempestade. O furacão Idalia é o terceiro fenômeno desse tipo a atingir a Flórida ao longo dos últimos doze meses, sendo antecedido pelo furacão Ian, que ocorreu em setembro de 2022, e pelo furacão Nicole, de outubro do ano passado.

Ron DeSantis, governador da Flórida, orientou mais cedo que os moradores da região atendam aos avisos de proteção das autoridades de emergência, além de pedir que as pessoas não “brinquem com esses ventos”.

“Esse nível de tempestade é uma ameaça à vida. Não saia no meio desta tempestade. Se estiver calmo onde você está, pode ser que as condições mudem muito rapidamente. Então, onde quer que você esteja, agache-se e não tome nada como garantido aqui. Esta é uma tempestade muito, muito poderosa”, afirmou o governador na manhã desta quarta-feira (30).

“Apenas agache-se até que ela passe por você. Você não quer brincar com esses ventos. Haverá coisas voando por todo lado”, destacou Ron DeSantis.

Após as áreas de Big Bend, na Flórida, serem atingidas pelo furacão Idalia em categoria 3 “extremamente perigosa”, as companhias aéreas dos Estados Unidos cancelaram mais de 850 voos nesta quarta-feira. Além disso, em torno de 795 voos sofreram atrasos.

Os aeroportos de Tallahassee, capital da Flórida, e das cidades de Tampa e Clearwater encerraram suas operações e seguem monitorando o estado do furacão Idalia.

Por Rebeca Negreiros

Com informações da CNN Brasil.

Mais conteúdo sobre:

Estados Unidos

Facebook
Veja também