Viagora

Luciano Leitoa não irá fazer lockdown neste fim de semana em Timon

De acordo com a prefeitura, a medida foi tomada devido aos resultados positivos de um levantamento realizado em Timon sobre a situação da pandemia.

A Prefeitura de Timon informou que não irá adotar lockdown parcial neste fim de semana, a decisão foi tomada em reunião na manhã desta quinta-feira (30), pelo Comitê Gestor de Enfrentamento da Pandemia.

De acordo com o prefeito Luciano Leitoa, a decisão foi tomada com base em um levantamento sobre a atual situação epidemiológica do município, que constatou que a taxa de transmissão do vírus (R0/Rt) caiu para 0,74 na 30ª semana epidemiológica, e diante disso, as medidas mais rígidas não serão adotadas neste fim de semana.

Segundo o secretário de Planejamento, Jeferson Veras, o número de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) caiu de 600 para carca de 350. “Podemos destacar ainda entre os fatores, a ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria, que nesse momento está inferior a 50%", relata o secretário.

O secretário de Parcerias e Investimentos, Vitor Hugo, enfatiza que o isolamento social em dias úteis, durante a semana, foi de 42%. "Isso nos faz compreender que as pessoas que estavam saindo, ou permanecendo em casa, continuam seguindo a mesma rotina. As coisas estão estabilizando e isso é muito animador. O que não quer dizer que devemos relaxar nos cuidados", comenta o secretário.

Conforme o secretário de Administração, João Batista, a cidade de Timon apresenta indicadores mais favoráveis que a capital Teresina, e relara que a liberação das atividades no fim de semana será um termômetro para avaliar o impacto do retorno da economia na cidade.

"Estamos com taxas favoráveis em relação à cidade de Teresina. E isso nos exige manter todos os cuidados de higienização, com medidas preventivas e protetivas já implantadas, inclusive com as atividades comerciais permitidas em funcionamento. Será um termômetro para sabermos de fato qual é o impacto real dessa reabertura comercial na pandemia", explica João Batista.

Com base no último levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Timon, atualmente a cidade possui 4.686 casos confirmados e 12º mortes provocadas pela Covid-19. Aumente 10 pessoas estão internadas em leitos de UTI e 21 pessoas em enfermarias, além de 2.431 pessoas em isolamento domiciliar em tratamento da doença.  

Facebook
Veja também