Viagora

“Administração de Firmino Filho está cansada”, afirma Robert Rios

Em entrevista ao Viagora, o pré-candidato a vice-prefeito fez uma avaliação sobre a atuação do atual gestor da cidade de Teresina.

Para o MDB, a chapa que vai disputar a Prefeitura de Teresina nas eleições do próximo ano já está definida com Dr. Pessoa pré-candidato a prefeito e Robert Rios Magalhães (PSB) como pré-candidato a vice.

Em entrevista ao Viagora, o ex-deputado Robert Rios fez uma avaliação da gestão do atual prefeito da capital, Firmino Filho, falou sobre coligações, ações da pré-campanha, dentre outros assuntos.

  • Foto: Kelvyn Coutinho/ViagoraEx-deputado Robert Rios em entrevista ao Viagora.Ex-deputado Robert Rios em entrevista ao Viagora.

Gestão do Prefeito Firmino Filho

“Eu acho que o Firmino foi um bom prefeito, logo ele ficou 16 anos no cargo, é um tempo elástico e sempre traz um volume de obras. O problema do Firmino é essa permanência, porque tem uma geração inteira que quando nasceu, o grupo do atual prefeito já estava no poder. Então tem uma hora que é hora de mudar o grupo, ficou tempo demais”, comentou Robert.

O pré-candidato afirmou que diversos nomes do grupo político de Firmino já passaram pela prefeitura da capital e, apesar de bem avaliados, o cenário político municipal precisa de mudanças. “Esse grupo passou por nomes como Wall Ferraz, Heráclito Fortes, Sílvio Mendes e o Elmano, então, é o momento de Teresina experimentar novas experiências, experimentar coisas novas e diferentes. Ninguém vai tirar a contribuição do Firmino à cidade de Teresina, mas essa história de querer ser prefeito e depois lançar um prefeito e ficar por trás manipulando é uma história triste”, disse.

Deficiências na administração atual

“Na verdade, Teresina nunca teve um prefeito ruim. O Heráclito, foi bem avaliado, o Sílvio também. Agora a administração do Firmino, por ter tido longo tempo, está cansada. O Firmino precisa se reinventar, readquirir o entusiasmo e isso está sobrando para o Dr. Pessoa. Ele com 74 anos está sobrando entusiasmo. Ele está louco para governar Teresina com ideias novas, arejadas. Nós não vamos desmanchar nada que o Firmino fez, nós vamos administrar daqui para a frente”, explica o ex-deputado.

Alianças

“Ainda estamos conversando sobre isso, mas logo teremos definições. Acontece que a campanha é muito rápida, são apenas 45 dias, e por isso que temos que ter uma pré-campanha muito longa. Nós estamos andando muito, conversando muito, não tem um só dia que eu e Dr. Pessoa não estejamos nas ruas de Teresina, nos bairros, e dessas conversas que vai nascer o nosso plano de governo e definições de alianças”, ponderou Robert.

Possível ida de Wilson Martins para FMS

“Isso é mero boato. O Wilson é uma pessoa firme, estive a poucos dias com ele e não tem nenhuma rachadura na nossa coligação. Vai ser o PSB com o Robert Rios como candidato a vice-prefeito e o MDB com o Dr. Pessoa como candidato a prefeito, o resto é o próprio prefeito e pessoas próximas a ele que ficam lançando essas conversas e boatos para ver se queima a chapa, mas a chance disso acontecer é zero. O Firmino é o rei da estratégia. Veja bem, na eleição do ano passado nós lançamos o candidato do PSDB que foi o Luciano Nunes, o Firmino ficou até alguns momentos da última hora do último dia insinuando que seria candidato para que Luciano não crescesse nas pesquisas, e como de fato não cresceu, e o Firmino não foi candidato”, disse Robert.

  • Foto: Kelvyn Coutinho/ViagoraEx-deputado Robert Rios em entrevista ao Viagora.Ex-deputado Robert Rios em entrevista ao Viagora.

Sistema Inthegra

De acordo com Robert Rios, o Sistema Inthegra precisa de um estudo mais elaborado para melhorar e atender a população. “Esse sistema tem a reprovação do povo de Teresina. Precisa ser melhorado, aprimorado e reavaliado. É preciso fazer um estudo profundo, não se pode criar um projeto de longo alcance como o Inthegra sem consultar a população, pois quem usa o Inthegra é o povo. O sistema não serve para as elites de Teresina e sim ao povo mais carente. As dificuldades desse sistema são muitas, primeiro a passagem é muito cara, os ônibus são velhos, vivem superlotados, então precisa de uma renovação”.

Pré-candidato de Firmino Filho

Questionado sobre a demora de Firmino em indicar um pré-candidato para 2020, o ex-deputado foi enfático: “Não tem no grupo do Firmino, a princípio, quem represente uma liderança de Teresina que se sobressai. Qualquer um que ele escolher vai precisar da estrutura da prefeitura, então qualquer um que ele escolher vai ter dificuldade para se eleger.  O Firmino não tem um rosto que tem expressão política grande aqui em Teresina”.

Ainda sobre a atual gestão do PSDB, Robert Rios completou: “O povo de Teresina está cansado de olhar para prefeitura e ver os tucanos ou alguém colocado pelos tucanos. Na eleição passada, o Dr. Pessoa sozinho, isolado, desarticulado, sem grandes lideranças, perdeu para o Firmino por três mil e poucos votos, imagina agora, que saiu desse grupo de grandes lideranças do prefeito para apoiar o Dr. Pessoa. Robert Rios, deputado Themístocles, todo o MDB que é um partido forte, o vereador Jeová Alencar, todos apoiando o Dr. Pessoa. Então é um grupo muito grande que deixou o Firmino. Se isso não representar voto, não sei mais o que representa”.

Chapa mantida

Robert Rios reafirmou que a chapa com Dr. Pessoa, que já teve o seu pré-lançamento, está mantida e qualquer informação contrária é boato. “Algum partido retiraria um pré-candidato que hoje tem 45% das intenções de voto? Claro que não. Dr. Pessoa está muito próximo nas pesquisas de ganhar as eleições no primeiro turno. Se o Firmino com os nomes do grupo dele patinando com 4-5% está esperançoso, se o Fábio Novo que está com 3% está esperançoso, imagine o MDB que tem um candidato com 45% em todas as pesquisas já divulgadas”.

O ex-deputado ressaltou também que pretende ser um vice atuante. “Vamos administrar Teresina em conjunto, procurando soluções juntos para a cidade”.

Facebook
Veja também