Viagora

Agente denuncia ser vítima de agressão do diretor da Casa de Custódia

As agressões aconteceram dentro da penitenciária por volta de meio dia de ontem (19).

O agente penitenciário da Casa de Custódia de Teresina identificado como Natanael Rego de Carvalho, denunciou que foi agredido fisicamente dentro da unidade pelo diretor Jean Carlo Rodrigues Bezerra, por volta de 12h dessa quinta-feira (19).

  • Foto: SinpoljuspiAgente vítima de agressão Natanael Rego de Carvalho.Agente vítima de agressão Natanael Rego de Carvalho.

A vítima realizou um boletim de ocorrência por injúria, assédio moral e lesão corporal dolosa na tarde de ontem (19). O agente também esteve no Instituto de Medicina Legal (IML) para realizar o exame de corpo de delito, que comprovaram as agressões. O exame apresentou lesões corporais danosas na região do pescoço, tórax e nuca.

De acordo com a denúncia realizada pelo agente penitenciário Natanael Rego, o diretor Jean Carlo o agrediu verbalmente, o chamando de idiota, quando Natanael contestou uma escala de reposição de horários estudantis arbitrária, referente ao ano de 2017, no qual o agente afirma não ter sido respeitado os horários de entrada e saída dele da unidade.

Natanael, que também é estudante de Direito, afirmou que o diretor proibiu a ida dele a faculdade, o impedindo de dar continuidade aos estudos. O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), José Roberto, relatou que as agressões feitas pelo tenente não serão aceitas, e que foi um ataque contra todos da categoria.

“Ele não aceita questionamentos. Ele age como ditador enquanto diretor da Casa de Custódia. O tenente se diz matador de gente, miliciano especialista em matar gente, e fala que ninguém descobre. Se ele fez isso com um agente, imagine só o que ele é capaz, o que ele deve fazer com os detentos, que são a parte mais vulnerável”, disse José Roberto.

O presidente do Sinpoljuspi relatou que o diretor cobrou do agente a reposição de 72h de trabalho referente ao ano passado, quando a regulamentação de reposição não estava sendo aceita por parte da Casa de Custódia.

José Roberto afirmou que de acordo com a lei, o estudante tem o direito de se ausentar temporariamente do local de trabalho para ir a faculdade sendo obrigado a repor. “Não somos porcos, não somos cachorros. Ele como tenente vai ter que respeitar nossa categoria. Nós não cederemos, pois esse diretor tem que nos respeitar. Não merecemos ser tratados dessa forma por ele”, finalizou.

A assessoria do Governo do Piauí repassou ao Viagora que o caso está sendo analisado, e que se trata de uma discussão relativa a problemas pessoais entre os envolvidos. A Secretaria de Justiça (Sejus) deve se posicionar sobre o caso porque aconteceu no ambiente de trabalho. O diretor da unidade prisional não foi localizado para comentar o caso.

O presidente José Roberto afirmou que uma manifestação está sendo articulada para esta segunda-feira (23), na Casa de Custódia, pela categoria afim de protestar contra as agressões sofridas pelo agente e tratar de outras reivindicações do sindicato.

Facebook
Veja também