A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou que deixará a decisão sobre o reajuste da tarifa de ônibus para a nova gestão da Prefeitura. Dr. Pessoa assumirá a prefeitura em janeiro de 2021.
Com isso as discursões sobre o reajuste só devem acontecer em Janeiro do ano que vem. Tradicionalmente as tarifas são reajustadas e comunicadas com antecedência, para que a partir de janeiro já entrem em vigor.
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), disse que a decisão da tarifa é da Prefeitura e não cabe às empresas. Estas fazem apenas avaliações internas em relação ao valor que seria ideal.
O coordenador técnico do Setut, Vinícius Rufino, disse nesta sexta-feira (04), que normalmente, o conselho municipal de transporte se reúne, avalia os estudos feitos pelo órgão gestor, pelo poder municipal e toma a decisão, aprova um valor calculado e, a partir de então, o prefeito toma a decisão do valor da tarifa.
De acordo com o coordenador, a tarifa no transporte público deve ser bem avaliada, ressaltando que a diferença entre o custo operacional e a demanda é uma situação que vem se desequilibrando não apenas em Teresina.