Viagora

Ciepi propõe plano de retomada da economia a Firmino Filho

Segundo o presidente do Ciepi, Andrade Júnior, foi enviado ao prefeito de Teresina um plano com uma série de medidas para retomada gradual da economia.

Com os decretos que determinaram o regime de quarentena e isolamento social, adotados para conter a disseminação do novo coronavírus, diversos setores da economia tiveram suas atividades suspensas.

Devido à suspensão das atividades, representantes de empresários do ramo do comércio e da indústria relatam preocupação com a falta de rendimentos, que pode ocasionar fechamento de empresas e uma série de demissões. Pensando nisso, o Centro das Indústrias do Estado do Piauí (Ciepi) propôs ao prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), um plano para o retorno das atividades na capital.

Em entrevista à TV Cidade Verde, o presidente do Ciepi, Andrade Júnior, comentou sobre as discussões sobre relaxamento das medidas de isolamento social e sobre o plano de retomada da economia enviado ao prefeito. 

“Nós da indústria piauiense, somos responsáveis por 4,9 bi do PIB do Piauí. Isso representa 12,1% do PIB do estado. Empregamos diretamente 52 mil trabalhadores. Não se trata de discutirmos o que é mais relevante, se é a vida ou se é a economia. Defendemos um ponto de equilíbrio. A discussão está totalmente polarizada, depois de 32 dias corridos de paralisação total da indústria, os danos são enormes e ainda não mensuráveis, culminando no que nós mais queremos evitar, que são as demissões”, disse.

  • Foto: Divulgação/AscomAndrade Júnior, presidente do CIEPI.Andrade Júnior, presidente do CIEPI.

Segundo Andrade Júnior, o plano prevê a adoção de uma série de cuidados para prevenir o contágio da Covid-19 pelos trabalhadores.

“Para contornar essa situação da economia, propomos ao prefeito Firmino Filho a volta ao trabalho de forma gradual e seguindo os seguintes cuidados para preservação da saúde dos trabalhadores: redução da mão de obra para 50% do contingente atual, redução do expediente para um turno único de 6 horas, garantia mínima da distância de 2m entre os trabalhadores no chão de fábrica, determinar que o uso de todos os EPIs sejam obrigatórios para evitar a disseminação da doença, aplicação de treinamentos semanais sobre como evitar a transmissão entre as pessoas”, declarou.

Facebook
Veja também