Piauí

Dudu pede ação de improbidade contra prefeito Firmino Filho

O vereador solicitou a mesa diretora da Casa Legislativa para ingressar com uma ação pela não execução do orçamento e de emendas parlamentares.
  • DA REDAÇÃO
11/10/2019 13h30 - atualizado

Durante discurso na Câmara Municipal de Teresina, o vereador Dudu solicitou a mesa diretora da Casa Legislativa para ingressar com uma ação de improbidade contra a Prefeitura de Teresina, pela não execução do orçamento e de emendas parlamentares que fazem parte da lei orçamentária do município. 

Segundo o parlamentar, existem emendas que foram homologadas em 2013 para serem executadas. Dudu explica que o orçamento tem 1 bilhão e 200 milhões de reais em caixa para serem gastos e até o momento foram gastos apenas 22 milhões com emendas impositivas dos vereadores de um orçamento de 3 bilhões e 300 milhões de reais.

  • Foto: ViagoraVereador Dudu acusa Firmino de interferênciaVereador Dudu acusa Firmino Filho de interferência.

“O prefeito Firmino Filho não pode virar o ano sem executar essas emendas, sendo uma falta de respeito com nós vereadores que discutimos com as comunidades sobre o destino de nossas emendas que vai sanar as necessidades da população”, afirma o vereador.

A lei orçamentária foi aprovada em 2014 e modificada recentemente pelos vereadores. O vereador cobra a mesa diretora e ao presidente da Câmara Municipal, Jeová Alencar, a execução da lei ressaltando que ele não pode ficar omisso de suas responsabilidades, pois foi eleito pelo colegiado da Casa e que deve preservar pela harmonia do Legislativo. “Presidente Jeová tem muito dinheiro em caixa e vossa excelência como presidente nunca obstruiu, nunca deixou de fazer seu papel institucional, nós aqui merecemos respeito por parte do prefeito Firmino”, disse Dudu.

O parlamentar comenta que as receitas obtiveram um crescimento de 7%, no qual se dá das aprovações e criações de taxas e de outras formas de arrecadações que foram discutidas e aprovadas pela Câmara Municipal.

Dudu ainda denuncia que na hora da execução das emendas é feito uma manobra por parte da Prefeitura de Teresina, que não contempla alguns vereadores. “Eles manobram na hora de fazer a tramitação da execução, eu não sei se dos outros as emendas estão normal, gostaria até de saber, ou se isso acontece somente com as minhas emendas”, enfatiza Dudu.

Mais na Web